Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 10:30

    Imprimir


Como técnico da Seleção Brasileira, Carlos Alberto Parreira, defende que Robinho deve ir para o exterior. Por outro lado, como defensor do futebol nacional, o treinador lamenta a provável saída do craque do Santos, o que enfraquecerá ainda mais o Campeonato Brasileiro.

Uma demonstração do benefício que a transferência pode trazer para Robinho é que quase 100% do grupo da Copa do Mundo de 2006 será composto por estrangeiros. O técnico reconheceu que os "europeus" levarão vantagem na convocação final.

Você quer ver o Robinho na Europa?

Eu não falei nada. Quando me perguntam se ele deve sair, eu sempre respondo: é bom para o Robinho e péssimo para o futebol brasileiro. É bom porque ele vai estar num grande futebol, organizado, com dinheiro, vai aprender a marcar, mas não perderá as características do futebol brasileiro. Para o mercado interno é ruim, pois o torcedor vai para os estádios ver craques, como Robinho, Diego, Elano. Qualquer jogador quando vai, volta um outro homem, mais disciplinado, mais qualificado.

Quais as principais diferenças entre clubes europeus e brasileiros?

Lá existem campeonatos muito disputados, muito dinheiro envolvido, todos os estádios são maravilhosos, os clubes têm estrutura ótima. Aqui poucos têm. Lá, são todos. O Campeonato Brasileiro nos últimos anos está bom, está buscando ficar no nível dos europeus.

Você costuma criticar a opção de alguns atletas de irem para países como Ucrânia e Rússia. Por quê?

Num grande centro, o atleta fica visível. São seis ou sete campeonatos. Fora disso, não consigo observar. Só se eu for lá para ver os jogos. É muito difícil. Na CBF a gente acompanha por telefone e internet os principais torneios. Quem está na Ucrânia, Rússia, perde visibilidade.

Você é a favor das contratações de argentinos no Brasil, por exemplo?

Se é bom jogador, acho bom. Precisa? Não precisa. Mas se vier está bom. Técnico, como o Passarella, também não precisa, mas não vejo nada demais. É interessante pois podemos observar para comparação, saber como é.

Nas suas convocações quem joga no exterior leva vantagem?

A Copa do Mundo vai ser onde? Na Alemanha, Europa. O nível de competição lá é mais pesado. Em tese, leva vantagem sim, pela experiência internacional.



Isso pode ser um estímulo a mais para os jogadores saírem? Diego, Robinho, Luís Fabiano não precisam ir para a Europa para serem convocados. Só que quando um é chamado para a Seleção, em seguida vai para a Europa. Não tem como não trazer lá de fora.

O Santos garantiu que o Robinho fica no clube até a Copa.

Acho ótimo. Eu nunca disse que ele tem que ir lá para fora. É ótimo sair, nunca vi ninguém voltar pior. Mas sempre defendi a idéia de que o bom jogador tem que ficar aqui.

Por que muitos estão saindo?

O problema é a gestão financeira. O Pelé nunca saiu e a gente não exportava porque nosso futebol era saudável financeiramente. A partir do momento que começou a faltar receita, a gente não consegue competir com a Europa. O Brasil está mal na Educação, na Saúde... Como vai estar bem no Esporte?

O governo deve ajudar?

Acho que poderia perfeitamente dar uma anistia fiscal e começar do zero. A Timemania é interessante, vai gerar receita. Não é papel da CBF, é do governo. A CBF já ajuda muito, organiza a Série B, abre mão dos 5% da renda que tem nos estádios.

A Seleção na Copa vai ter algum jogador que atue no Brasil?

O Scolari levou cinco daqui. Isso não vai acontecer em 2006. Vai ter menos. Na convocação final, deve ter 80%, 85% jogando na Europa... Se o Robinho for para o exterior, serão quase 100% de atletas que atuam na Europa.





Fonte: Terra Esportes

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346467/visualizar/