Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 15 de Abril de 2005 às 09:19
Por: Shirley Prestes

    Imprimir


Porto Alegre - A produtividade média, de 558 quilos por hectare, da soja gaúcha nesta safra é a pior da história do Rio Grande do Sul desde 1970, quando a Associação Riograndense de Empreendimentos, Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RS), começou a fazer o levantamento da produção de grãos no estado. De acordo com boletim de avaliação da situação das culturas gaúchas, divulgado nessa quinta-feira (14), a redução do rendimento médio da lavoura deverá ser superior a 72%, em comparação com a expectativa inicial, que era de 2.007 quilos por hectare. O patamar mais baixo registrado no estado foi de 731 quilos por hectare em 1991.

O diretor técnico da Emater, Ricardo Schwarz, calcula que com a produção estimada de 2,312 milhões de toneladas, contra 8,3 milhões previstas inicialmente, um total de R$ 3,3 bilhões deixará de circular na economia gaúcha, considerando somente o grão que não será comercializado. "A produção esperada é 58,29% menor que a da safra 2003/2004 (5,542 milhões), que também sofreu problemas de estiagem", explicou o agrônomo.

Segundo a Emater, as chuvas ocorridas nos últimos dias têm dificultado o trabalho de colheita da soja e do arroz. Mesmo assim, na última semana os produtores conseguiram avançar sobre 40% das lavouras cultivadas de soja, contra 28% registrados na semana passada. "A umidade em excesso, que tanta falta fez durante os meses de verão, começa a preocupar os agricultores, que se vêem forçados a retirar a pouca soja obtida, com umidade acima do recomendável para o armazenamento, o que tem obrigado os agricultores a passar o grão por secadores antes de guardar o produto" destacou Schwarz.

O tempo mais chuvoso durante o período também está retardando a colheita de arroz nas principais regiões produtoras do estado. Os produtores avançaram apenas 5% em relação à semana passada, atingindo os atuais 60% da área plantada nessa safra. "Nesta mesma época, no ano passado, já haviam sido colhidos quase 75% da safra, em condições climáticas mais favoráveis".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346542/visualizar/