Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 18:42
Por: Aluizio de Azevedo

    Imprimir


Jovens e Adultos de todo o Estado, que não sabem ler ou escrever, têm agora a oportunidade de serem alfabetizados. Basta que procurem a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), escolas estaduais, secretarias municipais de educação ou assessorias pedagógicas, e se cadastrem para cursar o projeto LetrAção.

Esta foi a principal conquista de uma reunião que aconteceu nesta quarta-feira (13.04), em Brasília, entre o secretário Adjunto de Políticas Educacionais da Seduc, Antonio Carlos Maximo e o diretor de Programas e Projetos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (FNDE/MEC), Luiz Rangel.

Maximo conseguiu junto ao MEC a prorrogação do cadastramento dos analfabetos em todo o Estado. O prazo anterior para realizar este trabalho tinha vencido no último dia 05 de Abril. “Agora temos até dezembro para cumprir a nossa meta que é de alfabetizar neste ano pelo menos mais 20 mil pessoas em todo o Estado”, explica.

De acordo com o secretário adjunto esta é a segunda etapa do projeto, que teve início no ano passado. A primeira etapa teve o seu início no ano passado e os resultados são expressivos: mais de 24 mil pessoas alfabetizadas em 78 municípios. “As primeiras turmas começaram a se formar neste mês. Em Tangará da Serra, por exemplo, 300 estudantes já realizaram inclusive a formatura”, salienta.

Segundo Maximo, agora, a Seduc desenvolverá uma campanha em todo o Estado, com o objetivo de fazer um chamamento à sociedade para o cadastramento e a alfabetização das mais de 220 mil pessoas que ainda não freqüentaram a sala de aula em Mato Grosso. Ele ainda destacou que a Secretaria, por meio da Superintendência de Ensino e Currículo disponibiliza um serviço telefônico, que funciona sobre o número 0800-647-6425, para tirar as dúvidas sobre o cadastramento.

LETRAÇÃO - Desenvolvido pelo governo do Estado, em parceria com o Ministério da Educação, o projeto LetrAção visa erradicar o analfabetismo em Mato Grosso, que hoje tem 11,1% da população que não sabe ler nem escrever.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346630/visualizar/