Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 14 de Abril de 2005 às 09:13
Por: Téo Meneses

    Imprimir


O senador Jonas Pinheiro (PFL) afirmou ontem que o governador Blairo Maggi (PPS) está se precipitando ao buscar novos aliados fora da coligação "Mato Grosso Mais Forte", formada em 2002 pelo PPS, PFL e PP. O dirigente pefelista ponderou ainda que Maggi pode constranger os correligionários caso a verticalização seja mantida pelo Congresso Nacional.

Jonas alega que, dependendo da decisão do Congresso, todas as articulações mantidas por Maggi poderão ser inviabilizadas. Isso poderia ainda ocasionar em desgaste junto aos atuais aliados. O dirigente pefelista sugeriu também, por telefone, que o governador espere até setembro para começar as articulações. Partidos têm até um ano antes da eleição para discutir as filiações para o pleito.

"Tudo bem se o governador Blairo buscar os novos aliados (fora da coligação), mas o que ele vai fazer se a verticalização for mantida pelo Congresso? Por isso, acredito que é uma certa precipitação manter esse diálogo desde agora e sem antes saber as regras do jogo, sem saber o que vai dizer a legislação eleitoral", afirmou Jonas, que é presidente licenciado do PFL em Mato Grosso.

Recentemente, Maggi iniciou diálogo com dirigentes estaduais do PMDB, PT, PDT e PV. Além de ampliar o arco de alianças em torno de sua reeleição, o novo bloco pode ser uma opção de apoio caso a coligação com o PP e PFL seja proibida pela verticalização, já que Maggi promete permanecer no PPS e na base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As cúpulas pefelistas e progressistas, por outro lado, têm opiniões divergentes sobre o apoio aos petistas.

"Por que ficar procurando novos aliados sem saber o que vai dizer a lei no ano que vem? Isso pode gerar um constrangimento depois com algum lado. PFL e PP estão crescendo e querendo mais espaço. Isso é normal e tem acontecido tranquilamente, portanto, acho que a melhor posição é aquela de não se definir nada até setembro. Devemos esperar o prazo máximo permitido", completou.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/346780/visualizar/