Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Dezembro de 2012 às 15:03
Por: Jacques Gosch

    Imprimir


   A Cab Ambiental, que detém a concessão dos serviços de saneamento básico e abastecimento d’água em Cuiabá, voltou a ser alvo de “artilharia pesada” na Câmara Municipal. O advogado Marilton Batista, que presta assessoria jurídica ao Secovi-MT, usou a tribuna para denunciar cobrança indevida nos condomínios da Capital. Os vereadores Francisco Vuolo (sem partido) e Toninho de Souza (PSD) reagiram dizendo que a concessionária está “surrupiando” a população.

   Marilton Batista afirmou que a Cab está calculando as contas a partir da taxa de consumo mínimo fixada pela própria empresa, sem respeitar o registro dos hidrômetros instalados em cada unidade. “A prática já foi considerada ilegal pelo Superior Tribunal de Justiça. Por isso, vamos denunciar a Cab Ambiental ao Ministério Público”.

   Após o pronunciamento, Vuolo declarou que a cobrança indevida contra os moradores de condomínios equivale a indústria das multas que existe na Capital. “Até o prefeito Galindo, que defendeu a concessão, está dizendo que tomou um caminho errado. Essa empresa está surrupiando Cuiabá através da água”.

   Vuolo, apesar de concluir o mandato no próximo dia 1º de janeiro, garantiu que apóia a instalação de CPI para investigar a concessão da Sanecap à Cab Ambiental. “A CPI pode ter inicio neste mês e ser concluída no próximo ano”.

   Toninho também fez coro com as críticas de Vuolo. Entre os apontamentos do vereador estão aumentos de até 300% nas contas de água, verificados nos últimos meses. Segundo o vereador, qualquer consumidor sentiu um aumento mínimo de R$ 50 na conta desde que a empresa assumiu os serviços. “Como se não bastasse, os condomínios agora são sobretaxados. Chegou a hora de investigar também a agência reguladora responsável por fiscalizar a Cab”.

Outro lado

   Segundo a Cab Ambiental, todas as informações previstas no contrato de concessão da CAB Cuiabá são apresentadas ao órgão regulador e ao Poder Concedente formalmente e rotineiramente. Além disso, afirma que todos os prazos estabelecidos vêm sendo cumpridos pela concessionária. Caso uma nova legislação defina mais relatórios e/ou informações a serem prestadas aos órgãos competentes, a CAB Cuiabá garante que cumprirá as determinações.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/34688/visualizar/