Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 12 de Abril de 2005 às 08:00

    Imprimir


Pesquisa realizada pelo instituto Vetor com 500 chefes de família cuiabanos mostra que 59% dos entrevistados avaliam positivamente a gestão Blairo Maggi. O percentual supera o índice de boas expectativas identificado em 2003 – primeiro ano da atual administração. À época, 54% do público ouvido acreditavam que Maggi faria um governo ótimo ou bom.

A pesquisa Nossa Casa, realizada desde 1999, mostra ainda que, em comparação com os últimos anos do governo Dante de Oliveira, a avaliação de Maggi se destaca. O melhor índice de avaliação do governo anterior foi de 38% em 2001, contra os 59% atuais da atual administração.

A confiança em Blairo Maggi como governador soma 81,8% das respostas, superando o índice de confiabilidade na instituição “governo do Estado” – que é de 73,4% de acordo com a pesquisa.

Complementando o cenário de avaliação do governo estadual, o levantamento investigou a expectativa dos chefes de família cuiabanos para o próximo ano. E o resultado foi que 75% dos entrevistados acreditam que a situação de Mato Grosso estará melhor em 2006 do que hoje. É a melhor performance desde 2003, quando 62,8% acreditavam em melhorias na situação do Estado.

Em comparação com a administração municipal, o levantamento feito pela Vetor Pesquisas aponta que a expectativa em torno do prefeito Wilson Santos supera a performance de Maggi. Neste primeiro ano da administração atual, 68,2% dos chefes de família ouvidos demonstraram uma expectativa alta em relação à prefeitura.

“De fato esses dados imputem muita responsabilidade ao trabalho do atual prefeito Wilson Santos, uma vez que a expectativa em torno de sua administração é grande. Porém, o cenário na capital é de muito otimismo e esperança”, pondera a socióloga Miriam Braga, Diretora de Pesquisa da Vetor e responsável pelo projeto Nossa Casa.

LULA – Já a análise quanto à esfera federal mostra que o grau de expectativa em torno do presidente Luís Inácio Lula da Silva não se manteve. Em 2003, 61,8% dos chefes de família que participaram da pesquisa acreditavam que Lula teria uma gestão ótima ou boa. Passado o primeiro ano de administração, 31,8% dos entrevistados avaliam positivamente a gestão de Lula.

Esse percentual está abaixo da avaliação positiva do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso registrada em 2003, que tinha 32,8% de adesão aos seus trabalhos.

Com tudo isso, 59,8% dos chefes de família cuiabanos acreditam que o próximo ano será melhor para o Brasil – o que mostra um grau de expectativa inferior ao identificado em 2003, quando 68,4% dos entrevistados acreditavam que as coisas seriam melhores para o país no ano seguinte.

Raio-X - O levantamento feito pela Vetor Pesquisas reúne 184 variáveis sobre temas que vão de hábitos alimentares e relacionados à saúde do cuiabano a economia doméstica. Realizada a cada dois anos com o objetivo de montar um banco de dados abrangente sobre as famílias cuiabanas, o projeto Nossa Casa é divulgado sempre às vésperas do aniversário de Cuiabá.

Nesta quinta edição, a pesquisa foi executada nos dias 12 e 15 de março com chefes de família de Cuiabá. No total, foram feitas 500 entrevistas, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5%.

Do total de entrevistados, prevalecem as mulheres (57,4%). Trinta por cento da amostra pesquisada têm idades entre 30 e 39 anos. A escolaridade predominante está entre colegial completo e superior incompleto (36,6%). A renda familiar mensal de 33% dos entrevistados está compreendida entre R$ 521 e R$ 1.300 e 42,6% do total de pessoas ouvidas pertencem à classe C. Quanto ao estado civil, prevalecem os casados (59,1%).




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347398/visualizar/