Repórter News - reporternews.com.br
Gestores participam de curso de formação
Diretores de escolas, Unidades Municipais de Educação Infantil (UMEIs) e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, participaram no período de 7 a 9 de abril, no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de mais uma prática de capacitação dentro da programação anual de formação de gestores.
O tema do encontro foi “fundamentos e princípios da organização do ensino por ciclo de formação humana”, ministrado pela doutora em educação da UFMT, Nanci Barros Amâncio, que falou principalmente sobre os novos desafios e as novas tendências da gestão escolar, face à metodologia da escola ciclada.
A organização da escola em ciclo de formação humana foi implantada na rede municipal de ensino no ano de 2000 e desde o inicio essa mudança gerou alguns conflitos pedagógicos, já que o novo modelo trouxe mudanças na concepção e organização educacional.
Com base nessa nova realidade, a comunidade escolar vem se capacitando através de seminários que discutem formas criativas para que alunos e pais entendam que na nova proposta educacional, o professor não é mais um transmissor de informação e sim um mediador do aprendizado.
Ainda na escola ciclada, o aluno passa a construir o aprendizado levando em consideração o seu universo social e diferentes ritmos de aprendizagem.
A educadora Maria Odete dos Santos, que coordena a sessão de ensino fundamental da Semed, considera que somente com a formação continuada de gestores, onde se aprende novas metodologias, práticas criativas e atividades diferenciadas, os conflitos pedagógicos criados com a mudança do modelo educacional no município sejam sanados.
Segundo ela, “cabe aos diretores e supervisores das unidades a responsabilidade de colocar em prática e com criatividade, o processo inovador da formação por ciclos, de maneira que o aluno construa o seu próprio e melhor aprendizado”.
O tema do encontro foi “fundamentos e princípios da organização do ensino por ciclo de formação humana”, ministrado pela doutora em educação da UFMT, Nanci Barros Amâncio, que falou principalmente sobre os novos desafios e as novas tendências da gestão escolar, face à metodologia da escola ciclada.
A organização da escola em ciclo de formação humana foi implantada na rede municipal de ensino no ano de 2000 e desde o inicio essa mudança gerou alguns conflitos pedagógicos, já que o novo modelo trouxe mudanças na concepção e organização educacional.
Com base nessa nova realidade, a comunidade escolar vem se capacitando através de seminários que discutem formas criativas para que alunos e pais entendam que na nova proposta educacional, o professor não é mais um transmissor de informação e sim um mediador do aprendizado.
Ainda na escola ciclada, o aluno passa a construir o aprendizado levando em consideração o seu universo social e diferentes ritmos de aprendizagem.
A educadora Maria Odete dos Santos, que coordena a sessão de ensino fundamental da Semed, considera que somente com a formação continuada de gestores, onde se aprende novas metodologias, práticas criativas e atividades diferenciadas, os conflitos pedagógicos criados com a mudança do modelo educacional no município sejam sanados.
Segundo ela, “cabe aos diretores e supervisores das unidades a responsabilidade de colocar em prática e com criatividade, o processo inovador da formação por ciclos, de maneira que o aluno construa o seu próprio e melhor aprendizado”.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/347597/visualizar/
Comentários