Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 07 de Abril de 2005 às 22:33

    Imprimir


Centenas de estudantes prestigiaram nesta quinta-feira (07.04) as atividades lítero-culturais realizadas no Palácio da Instrução. O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira participou da cerimônia de abertura e parabenizou os participantes.

As atividades interdisciplinares realizadas na Biblioteca Pública Estadual “Estevão de Mendonça” em homenagem ao aniversário de Cuiabá transcorrem durante todo o dia. O evento é o primeiro dessa nova fase da biblioteca realizado em parceria com a Escola Presbiteriana de Cuiabá, o Colégio Ibero Americano, a Faculdade Cândido Rondon e a Escola Estadual de 1o. e 2o. grau, Nilo Povoas.

Além das atividades da manhã, foram homenageadas com certificado de honra ao mérito os senhores Luiz Marques da Silva, Névio Lotufo, Clínio de Moura, Manoel Severino de Moraes e a senhora Maria Joana da Silva. Luiz Marques é cururueiro e pesquisador, sempre envolvido com atividades relacionadas às artes populares e ferrenho entusiasta da preservação dos ícones culturais cuiabanos. Névio Lotufo é um grande colecionar, agente cultural e um “pé de valsa” presente em grande parte dos eventos da cuiabania.

Os outros homenageados, Clínio Moura e Maria Joana da Silva são artesãos e líderes comunitários do bairro São Gonçalo Beira Rio, uma das comunidades mais antigas de Cuiabá, com significado especial na história da cidade que aniversaria. Ambos têm uma longa folha de serviços prestados à cultura regional. E Manoel Severino de Morais é um dos mais conhecidos fazedores de viola de cocho, instrumento ícone da cultura cuiabana.

Para o secretário, o evento faz parte da idéia de buscar no intercâmbio e na parceria, alternativas para a ocupação e revitalização dos espaços culturais de Cuiabá. “Esse espaço que foi destinado ao ensino hoje está aberto a todas as instituições que necessitarem dele, independente da Biblioteca que sempre esteve com suas portas abertas”, destacou ele.

Logo após a abertura, o coral da Escola Presbiteriana apresentou um rasqueado diferente, em estilo gospel. Os diretores das instituições parceiras agradecerem a SEC pela oportunidade de mostrarem os trabalhos de seus alunos. Em seguida foi apresentada ao público a mostra iconográfica e documental: “Um resgate da memória cuiabana” apresentadas peças teatrais e recitais de poesia





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348100/visualizar/