Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 06 de Abril de 2005 às 10:56
Por: AMANDA FREITAS

    Imprimir


A galeria Mato-Grossense de Artes Visuais e a Secretaria de Estado de Cultura abrem nesta quarta-feira (06.04), às 20h, a exposição de quadros “Estudos”, da Escola de Desenho e Pintura Centro Juvenil de Poxoréo. Durante 22 dias (de 07 a 29 de abril), cerca de 60 telas, que retratam o período renascentista, ficarão em exposição aberta ao público.

Durante esse período a população também contará com oficinas de pintura, realizadas sempre nas sextas-feiras, em dois horários: das 14h às 16h e das 16h às 18h, gratuitamente. Já as obras em exposição estarão à venda a preços acessíveis.

Segundo o assessor especial da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), Carlos Caetano, as pinturas são obras dos próprios alunos da Escola, que fazem parte do projeto Pintura em Tela, promovido pela Secretaria. “O projeto atende 86 alunos entre crianças, jovens e adultos. São pessoas que, além de buscar uma atividade de complementação de renda, buscam sair da ociosidade”, ressaltou.

O projeto começou em 2004 e possibilita o desenvolvimento de suas potencialidades no campo do desenho e da pintura, proporcionando as habilidades para o ingresso em uma nova profissão. Um dos objetivos da Setec é promover a humanização dessas pessoas e o Projeto Pintura em Tela já vem produzindo esses resultados em Poxoréo.

Dentro do curso, cinco alunos se destacaram e hoje atuam também como professores de pintura em tela. “São alunos que mostraram capacidade de repassar todas as técnicas necessárias aos artistas iniciantes”, destacou Carlos Caetano.

A Escola de Desenho e Pintura Centro Juvenil de Poxoréo existe há 11 anos e é coordenada pelo artista plástico e mestre em artes, Renato Zanettin, que foi quem concebeu a exposição. Ele nasceu na Itália em Vedelago e após concluir o segundo grau entrou para o Instituto de Arte de Firenze "Porta Romana", onde adquire o titulo de "Mestre de Arte" no ano 1972. Em 1978 recebeu o titulo de "Accademico Belle Arti – sez. Pittura" na Accademia Internazionale di San Marco de Napoli, que equivale ao título de doutor no Brasil. Participou de exposições coletivas de óleo sobre tela e de aquarelas na Itália, França e Suíça. Teve exposições individuais em várias cidades da Europa.

Zanettin está radicado em Poxoréu há cinco anos e desde então vem repassando seus conhecimentos sobre arte nessa cidade. A exposição é também uma forma de tornar mais conhecidos os trabalhos de seus alunos. O artista trabalha agora para que a escola seja reconhecida como uma escola técnica. O curso de pintura tem duração de três anos. Nas aulas os alunos aprendem técnicas de desenhos e pinturas, além de um estudo profundo da história da arte.

Também estão sendo viabilizados outros espaços em Cuiabá para a exposição de quadros “Estudos”. Além da Setec, são parceiros do projeto a Secretaria de Estado de Cultura, a Prefeitura Municipal de Poxoréo e o Centro Juvenil Educacional Salesiano.

Para participar da oficina que será ministrada os interessados devem procurar com urgência a Secretaria de Estado de Cultura, já que a maioria das vagas já foi preenchida. Informações sobre a oficina podem ser obtidas pelos telefones 613 9223 ou 613 9224. O endereço da Secretaria é na avenida Getúlio Vargas, 247, Centro de Cuiabá.





Fonte: Assessoria/Setec-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/348664/visualizar/