Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 03 de Abril de 2005 às 12:38
Por: Lígia Tiemi Saito

    Imprimir


Mais da metade (52,6%) dos vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá não apresentou sequer um projeto de lei durante o primeiro trimestre deste ano.

Dos 19 parlamentares, dez não oficializaram nenhuma proposta. São eles: Mário Lúcio (PV), Helny de Paula (PPS), Luiz Poção (PMN), Júlio Pinheiro (PDT), Lutero Ponce (PP), Marcus Fabrício (PP), Luiz Marinho (PFL), Edivá Alves (PSDB), Walter Rabello (PMDB) e Permínio Pinto (PSDB).

Outros seis (31,3%) apresentaram apenas um projeto de criação de lei: Valtenir Pereira (PT), Éden Capistrano (PSB), Lúdio Cabral (PT), Chica Nunes (PSDB), Francisco Vuolo (PPS) e Cloves Clovito (PTB). O levantamento foi feito por A Gazeta na quinta e sexta-feira nos arquivos disponibilizados pela Secretaria Legislativa da Casa - ver quadro.

Na Câmara, cada vereador possui uma pasta, onde estão listados projetos de lei, indicações de melhorias para o município, moções, projetos de decretos legislativos, que concede comendas, títulos e homenagens a personalidades, e requerimentos.

A julgar pelo número de projetos, muitos têm atuação pífia. Na pasta do vereador estreante Lutero Ponce (PP), por exemplo, estão arquivadas somente duas indicações. Uma delas pede o patrolamento de uma rua no bairro Jardim Amália. Já o líder do governo da Câmara, Guilherme Maluf (PFL), bateu o recorde de indicações: 153. Esse número pode ser interpretado de duas formas: ou o pefelista está realmente atento aos anseios da comunidade ou não utilizou critérios para a seleção das indicações, uma vez que dificilmente o Executivo atenderá a todas.

Muitos parlamentares estiveram preocupados com a entrega de títulos de enaltecimento. Entre eles está o vereador Cloves Clovito (PTB), que só neste período apresentou sete projetos de decreto legislativo. Quatro não apresentaram indicações, visando melhoria do município.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349393/visualizar/