Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 01 de Abril de 2005 às 16:43
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Teve inicio nesta sexta-feira a 2ª Festa do Frango de Nova Marilãndia, com um Ciclo de Palestras que não só abordou a biosseguridade e o impacto da avicultura na economia regional, como também focou-se na área de sanidade animal, eficiência na produção de aves, ambiência dos aviários.

O evento dirigido aos veterinários, avicultores e produtores, contou com a participação de cerca de 100 produtores locais, autoridades e políticos. Nova Marilândia é um município que se destaca na produção de aproximadamente 1 milhão de aves a cada 45 dias, figurando como terceiro maior produto de aves do estado.

O objetivo do ciclo de palestras, de acordo com os organizadores, é o de obter maior eficiência na integração dos aviários, capacitando os produtores, que não sua grande maioria são ex-garimpeiros, e nunca tiveram experiência com esta atividade, que hoje gera mais de mil empregos diretos e indiretos e é responsável pela mudança econômica e social alcançada pela atual administração.

O prefeito de Nova Marilândia, e presidente da AMM, José Aparecido dos Santos (PFL), Cidinho, destacou na abertura do evento, o projeto de instalação do frigorífico para abate das aves, dando detalhes sobre seu andamento. Cidinho, disse que na próxima segunda – feira, estará em Uberlândia (MG), quando participará de uma reunião com diretores do Grupo Planalto, sobre a construção do abatedouro. Ele anunciou ainda que no final do mês de abril, empresários Espanhóis estarão conhecendo in-loco o projeto, já que pretendem ser parceiros. Cidinho demonstrou preocupação, quando conclamou os produtores a estarem atentos para que a gripe do frango, que tomou conta de Cingapura, não aconteça aqui, o que colocaria por terra todo o trabalho até aqui alcançado. “Nossa preocupação e garantir que o projeto chegue a sua fase final, por isso estamos oferecendo aos produtores todas as informações necessária para garantir uma boa produção e sem sustos” ressaltou. O médico veterinário, Jorge Luís Porto Munari,falou sobre o impacto da avicultura na Economia Regional. A Biosseguridade na Avicultura foi debatida pelo também veterinário, Bruno Celso Durks. Jerônimo D. Nunes, explicou aos produtores o que é ambiência. Neste sábado, será realizada no Centro de Evento Social a entrega do prêmio para o melhor avicultor de 2004, a propriedade modelo e melhor assiduidade na produção de frangos como também o lançamento do concurso sobre a culinária da região.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349622/visualizar/