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Projeto Aprimorar busca valorizar professores
Mais de 12,9 mil profissionais da educação da rede estadual de ensino beneficiados com formação inicial e continuada. Este foi o saldo do projeto Aprimorar no ano passado. Implantado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do programa Escola Atrativa, o projeto possibilitou que professores, técnicos e apoios administrativos realizassem cursos de nível médio, graduação e capacitações.
A valorização dos profissionais da educação tem sido priorizada pelo governo do Estado. Os curso são oferecidos em mais de 15 pólos e atendem praticamente todos os municípios do Estado. Para tanto, a atual administração investiu mais de R$ 3,269 milhões.
Conforme explica a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, o Aprimorar procura elevar o nível de produção dos servidores da Seduc (professores, técnicos e apoios administrativos), bem como capacitá-los com dois tipos de formação: a inicial (Ensino Médio e Terceiro Grau) e a continuada (reciclagens, palestras, cursos, seminários, etc).
Para ela, o projeto além de priorizar o professor é importante na busca da melhoria da qualidade de ensino nas escolas estaduais. "Os profissionais da educação devem estar em constante formação, capacitação e em contato com as novas tendências e tecnologias da área. Por isso, realizar esse tipo de formação, tanto inicial quanto continuada, é fundamental para estabelecer um processo de ensino aprendizagem correto e coeso", destaca.
A Seduc, em parceria com as universidades de Mato Grosso, Estadual (Unemat) e Federal (UFMT) proporcionou, em 2004, a formação inicial de 3.088 e neste ano mais 1.479 professores já iniciaram seus estudos. Estes professores fazem curso de graduação nas áreas de Filosofia, Ciências da Natureza (Química, Física e Matemática), Pedagogia, Sociologia, História, Geografia e Línguas, Artes e Literatura. Um dos principais convênios selados com a Unemat faz parte do projeto "Parceladas" e beneficia, atualmente, 300 alunos índios de 37 etnias de 11 Estados da Federação.
Na modalidade de Educação à Distância (NEAD e DEAD), a Seduc, também em parceria com as duas universidades atende 3.028 professores em todo o Estado, habilitando-os em Licenciatura Plena em Pedagogia para as séries iniciais. Os professores têm um prazo de quatro a seis anos para se formarem.
Já em formação continuada, atualmente 40% das escolas estaduais desenvolvem o projeto Sala do Professor, que visa à formação continuada dos proessores na própria escola. Para que esta formação se efetive na escola, os Cefapros realizam mensalmente encontros de formação com os coordenadores pedagógicos dessas unidades. Em 2004, 8.091 professores, oriundos de 104 municípios, desenvolveram esse projeto.
Outro projeto que visa à formação continuada dos professores é o TV Escola. Neste ano 163 unidades da rede estadual de educação receberão kits de antenas digitais, que são formados por um receptor de satélite digital, um conversor/amplificador e um refletor parabólico. Esses equipamentos substituirão os antigos kits analógicos, que eram usados para a recepção do canal aberto TV Escola.
ARARA AZUL – O Arara Azul, que tem como proposta formar e qualificar os servidores técnicos e apoios administrativos da pasta, também faz parte do projeto Aprimorar. Iniciado no ano de 1998, o projeto oferece cursos básicos de Manutenção da Infra-Estrutura e de Transporte, e Nutrição Escolar para os servidores que são apoios; e cursos técnicos em Gestão para o atendimento de servidores técnicos administrativos.
Atualmente a Seduc está atendendo 800 profissionais de apoio administrativo nos cursos de Nutrição Escolar e Infra-Estrutura. Eles estão distribuídos nos pólos de Cáceres, Araputanga, Jauru, Pontes e Lacerda, Diamantino, Tangará da Serra, Sinop e Alta Floresta.
"Até o momento o governo do Estado já capacitou 4.555 servidores de um total de seis mil que atuam nas áreas de técnico e apoio administrativos. Com estas novas turmas, ficam restando apenas outros 477 profissionais, que deverão ser habilitados até o final de 2006", finaliza a superintendente de Desenvolvimento e Formação, Mônica Agripina Botelho.
Em Março de 2005 mais 800 alunos estarão sendo atendidos nos pólos de Cáceres, Rondonópolis, Cuiabá, Barra do garças, Sinop e Tangará da Serra.
A valorização dos profissionais da educação tem sido priorizada pelo governo do Estado. Os curso são oferecidos em mais de 15 pólos e atendem praticamente todos os municípios do Estado. Para tanto, a atual administração investiu mais de R$ 3,269 milhões.
Conforme explica a secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, o Aprimorar procura elevar o nível de produção dos servidores da Seduc (professores, técnicos e apoios administrativos), bem como capacitá-los com dois tipos de formação: a inicial (Ensino Médio e Terceiro Grau) e a continuada (reciclagens, palestras, cursos, seminários, etc).
Para ela, o projeto além de priorizar o professor é importante na busca da melhoria da qualidade de ensino nas escolas estaduais. "Os profissionais da educação devem estar em constante formação, capacitação e em contato com as novas tendências e tecnologias da área. Por isso, realizar esse tipo de formação, tanto inicial quanto continuada, é fundamental para estabelecer um processo de ensino aprendizagem correto e coeso", destaca.
A Seduc, em parceria com as universidades de Mato Grosso, Estadual (Unemat) e Federal (UFMT) proporcionou, em 2004, a formação inicial de 3.088 e neste ano mais 1.479 professores já iniciaram seus estudos. Estes professores fazem curso de graduação nas áreas de Filosofia, Ciências da Natureza (Química, Física e Matemática), Pedagogia, Sociologia, História, Geografia e Línguas, Artes e Literatura. Um dos principais convênios selados com a Unemat faz parte do projeto "Parceladas" e beneficia, atualmente, 300 alunos índios de 37 etnias de 11 Estados da Federação.
Na modalidade de Educação à Distância (NEAD e DEAD), a Seduc, também em parceria com as duas universidades atende 3.028 professores em todo o Estado, habilitando-os em Licenciatura Plena em Pedagogia para as séries iniciais. Os professores têm um prazo de quatro a seis anos para se formarem.
Já em formação continuada, atualmente 40% das escolas estaduais desenvolvem o projeto Sala do Professor, que visa à formação continuada dos proessores na própria escola. Para que esta formação se efetive na escola, os Cefapros realizam mensalmente encontros de formação com os coordenadores pedagógicos dessas unidades. Em 2004, 8.091 professores, oriundos de 104 municípios, desenvolveram esse projeto.
Outro projeto que visa à formação continuada dos professores é o TV Escola. Neste ano 163 unidades da rede estadual de educação receberão kits de antenas digitais, que são formados por um receptor de satélite digital, um conversor/amplificador e um refletor parabólico. Esses equipamentos substituirão os antigos kits analógicos, que eram usados para a recepção do canal aberto TV Escola.
ARARA AZUL – O Arara Azul, que tem como proposta formar e qualificar os servidores técnicos e apoios administrativos da pasta, também faz parte do projeto Aprimorar. Iniciado no ano de 1998, o projeto oferece cursos básicos de Manutenção da Infra-Estrutura e de Transporte, e Nutrição Escolar para os servidores que são apoios; e cursos técnicos em Gestão para o atendimento de servidores técnicos administrativos.
Atualmente a Seduc está atendendo 800 profissionais de apoio administrativo nos cursos de Nutrição Escolar e Infra-Estrutura. Eles estão distribuídos nos pólos de Cáceres, Araputanga, Jauru, Pontes e Lacerda, Diamantino, Tangará da Serra, Sinop e Alta Floresta.
"Até o momento o governo do Estado já capacitou 4.555 servidores de um total de seis mil que atuam nas áreas de técnico e apoio administrativos. Com estas novas turmas, ficam restando apenas outros 477 profissionais, que deverão ser habilitados até o final de 2006", finaliza a superintendente de Desenvolvimento e Formação, Mônica Agripina Botelho.
Em Março de 2005 mais 800 alunos estarão sendo atendidos nos pólos de Cáceres, Rondonópolis, Cuiabá, Barra do garças, Sinop e Tangará da Serra.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/349842/visualizar/
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