Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Março de 2005 às 20:14
Por: Adriana Gomes

    Imprimir


O Troféu Pantanal, prêmio concedido pelo Governo de Mato Grosso a lideranças e personalidades políticas e empresariais como forma de reconhecimento à contribuição no fortalecimento do turismo no Estado, será entregue nesta quinta-feira (31.03), no Centro de Eventos do Pantanal, durante a solenidade de abertura do evento, que será aberta apenas a municípios e convidados.

Ao todo, 33 personalidades são homenageadas este ano. Deste número, cinco, são políticos que contribuíram com apoio e canalização de recursos públicos em prol da promoção do turismo mato-grossense. No âmbito nacional os homenageados são os ministros do Turismo e da Integração Nacional, respectivamente, Walfrido dos Mares Guia e Ciro Gomes.

Pela política mato-grossense o troféu será concedido ao Secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Cloves Felício Vetoratto, ao presidente da Assembléia Legislativa, Silval Barbosa e ao deputado federal, Pedro Henry.

O Troféu Pantanal também contempla outros setores que, direta ou indiretamente, contribuem para a expansão do setor. Um deles é a área de pesquisa, cujo presidente da Fundação Mato Grosso, Hugo Ribeiro de Carvalho, é o homenageado. No segmento empresarial aparecem: a sócia-proprietária do restaurante Al Manzul, Clariman Ayoub; o proprietário do Hotel Xingu Refúgio Amazônico, João Vicentini; o presidente da Associação mato-grossense dos Produtores de Algodão - AMPA, João Luiz R. Pessa; e o diretor da Fazenda São Marcelo, do Grupo Carrefour, Arnaldo Eijsink. "O Governo reconhece a força do trabalho conjunto e das parcerias público-privadas como alternativa para o fortalecimento da economia em todos os setores, entre eles, o turismo", considerou a Secretária de Turismo de Mato Grosso, Yêda Marli Assis.

O turismo indígena, que vem despontando como um lazer diferenciado, também tem representantes escolhidos para receber o Troféu Pantanal. São eles: o presidente da Associação Puwixa Wene, Yawaritsawa Trumai Waurá (Indio Careca) e o cacique, Aritana Yawalapiti, pela viabilização e promoção do Roteiro Xingu, que fortalece o etnoturismo no Estado.

No setor artístico estão o maestro da orquestra de Flautas Meninos do Pantanal, Gilberto Mendes; o diretor do Grupo Artístico Cultural Chalana, Luiz Antônio Machado Tolotti; os músicos Benedito Donizeti de Moraes; Henrique Martins de Oliveira Neto; Cláudio Ferreira; e os comediantes: Lioniê Vitório e Justino Astrevo (Nico e Lau). "Todos merecem esse reconhecimento porque levam com seu trabalho a arte e a cultura mato-grossenses a outros estados e, alguns deles, até fora do Brasil. Isso ajuda a colocar Mato Grosso na rota de visitação de quem conhece os artistas fora do Estado", afirma.

PARCERIA - Pela viabilização institucional e comercial do maior evento de turismo de Mato Grosso, a Festa Internacional do Pantanal, também serão homenageados os apoiadores e patrocinadores. O gerente geral da Tam, Antonio Germano dos Santos; o superintendente comercial da Gol, Joselito Correa; os superintendentes da Caixa Econômica Federal, Edy Veggi Soares; do BASA, Paulo Henrique de Almeida; e do Banco do Brasil, Dan Antonio Marinho Conrado.

Também o diretor do Sebrae, José Guilherme Barbosa Ribeiro; os gerentes-gerais da Varig, Carlos Pereira; da Companhia GENSA, Valdecir Cardenas Dias; da Cruiser Linhas Aéreas, Odenir José de Matos; o diretor-presidente da AMBEV, Mauro Junior Carvalho; o diretor territorial da VIVO, Ednaldo Socorro da Silva; o diretor-presidente da Real Norte Transportes, Eder Pinheiro; o diretor regional do Senac, Pedro Nadaf. E pelo trabalho em preservar o que Mato Grosso tem de mais precioso, que é seu meio ambiente, o Troféu também será dado ao superintendente do Ibama, Hugo José Schewer Werle.

HISTÓRIA - O primeiro Troféu Pantanal foi entregue na 3ª Festa Internacional do Pantanal (1996), com o objetivo de homenagear aqueles que de alguma forma contribuíram para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. Nesta primeira edição foram homenageadas 13 personalidades, lideranças públicas e do setor privado. "De lá para cá a lista só fez crescer. Isso mostra que, quanto mais oferecermos serviços de qualidade, mais Mato Grosso e todos nós, só teremos a ganhar", concluiu Yêda.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350085/visualizar/