Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 30 de Março de 2005 às 15:36
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Com a meta de fortalecer o canal de comunicação entre o Governo e a sociedade para ouvir reivindicações e encaminhar soluções na área de segurança, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira, reuniu-se com líderes comunitários da grande Cuiabá para saber das principais reivindicações e os trabalhos em conjunto em prol da coletividade.

Oliveira reforçou a atribuição da secretaria, que desde janeiro deste ano, por determinação do governador Blairo Maggi, passou a ser o canal de ligação como Governo, buscando o estreitamento nas relações com associações de moradores, clubes de serviço e conselhos de segurança comunitários. “É fazendo a ponte entre as comunidades e o Governo que temos a oportunidade de saber das reais necessidades e realizar ações em conjunto para fortalecer as políticas do governo, com envolvimento de todos os órgãos da área de segurança pública”, afirmou o coronel.

Uma das primeiras ações será dada no sentido de qualificar e capacitar líderes comunitários, trabalho que está sendo estudado entre a Casa Militar, Secretaria de Segurança Pública e a Escola de Governo. “Dessa forma, o Governo estende seu papel na busca por soluções que não passam somente por estrutura física, mas pela formação humana também”, destacou Oliveira.

O presidente do Conselho Comunitário de Segurança do bairro São João Del Rey, Carlos Gonçalves ressaltou o fortalecimento que as comunidades ganham a partir do empenho que o Governo demonstra em buscar soluções em conjunto. ”A cobrança e conseqüente resposta à comunidade só tem saída se temos e trabalhamos com respaldo do Estado, fornecendo subsídios para que nos organizemos mais e cada vez melhor”.

O secretário-chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena, salientou que a organização das representações comunitárias é que garante a ampliação dos serviços do Governo, priorizando as necessidades de cada comunidade. “O Estado está buscando o fortalecimento de cada representação de forma a tornar mais ágeis as ações que são levadas a cada comunidade e a reivindicação vinda da sociedade é que alinhava as estratégias do Governo”, frisou.

Para o secretário Orestes de Oliveira, o envolvimento entre Governo e comunidade gera um comprometimento que só traz benefícios para a sociedade. "Vocês que detém o conhecimento da realidade das comunidades, são muito importantes para se melhorar ainda mais a área da segurança", disse o secretário, que destacou também a necessidade de se fazer reuniões regionalizadas para se identificar as deficiências e corrigi-las.

O presidente da União das Associações de Moradores do Coxipó, Valmir Cardoso, solicitou aos secretários a possibilidade de o Governo auxiliar as associações comunitárias quanto à capacitação técnica. A reivindicação será estudada junto a outras secretarias.

O fortalecimento da segurança púbica junto às comunidades foi destacado pelo secretário da Casa Militar ao citar a capacitação de líderes comunitários e ainda a instalação de conselhos de segurança na Capital, em Várzea Grande, e no Interior - Rondonópolis e Barra do Garças, além de mais três companhias comunitárias da PM em Cuiabá (Pascoal Ramos), Rondonópolis e Barra do Garças.

Participaram da reunião o coordenador de Polícia Comunitária da Sejusp, major Wilson Batista, além de representantes de associações de bairros e conselhos de segurança de Cuiabá e Várzea Grande.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350152/visualizar/