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Politica Brasil
Terça - 29 de Março de 2005 às 09:04
Por: Valéria Cristina da Silva

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Se depender do empenho dos deputados Wellington Fagundes (PL) e Thelma de Oliveira (PSDB) e do senador Antero Paes de Barros (PSDB), Cuiabá deve receber em breve R$ 36,5 milhões em emendas provenientes do Orçamento Geral da União (OGU) de 2005, para investir em infra-estrutura e transporte. As emendas estão aprovadas e só dependem da liberação dos Ministérios. A maior é do Ministério dos Transportes.

Otimista, o deputado Fagundes acredita que a primeira parte dos R$ 16 milhões dessa emenda especificamente devem ser liberados em no máximo 60 dias. Quanto as outras já não há uma expectativa tão otimista.

As emendas do OGU são um problema crônico. O governo federal tem trabalhado com pelo menos um ano de defasagem. Ou seja, ele só libera os recursos de um ano quando ele já está acabando. Prova disso é que a maior parte das emendas de 2004 ainda não foram liberadas. Mas o otimismo de Fagundes em relação ao Ministério dos Transportes é compreensível. Primeiro, o ministro Alfredo Pereira do Nascimento é de seu partido. Segundo, o governo federal conseguiu uma renegociação com o Fundo Monetário Internacional (FMI) onde US$ 3 bilhões serão investidos, em três anos, em infra-estrutura no país. "Isso vai facilitar e agilizar a liberação de recursos", afirma o deputado.

As outras emendas são dos Ministérios da Integração Nacional (R$ 9,4 milhões) e das Cidades (R$ 11,5 milhões). A emenda do Ministério dos Transportes é para construção do contorno norte sul de Cuiabá. A obra de 37,5 quilômetros vai desviar o tráfego pesado que entra em Cuiabá, vindo das BRs 163, 364 e 070. O trânsito será desviado pela direita, cruzando a estrada da Chapada, da Guia e saindo novamente na BR 163.

Já as emendas dos Ministérios da Integração e das Cidades são, respectivamente, para canalização e urbanização do córrego Barbado e construção da Estação de Tratamento de Água do Tijucal. Thelma frisou que os parlamentares estão fazendo um esforço conjunto pela liberação dos recursos.




Fonte: A Gazeta

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