Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 28 de Março de 2005 às 16:25
Por: Valéria Cristina

    Imprimir


Serão lançadas amanhã, 29 de março, duas novas obras do atual presidente da Academia Mato-grossense de Letras, Sebastião Carlos Gomes de Carvalho. Panorama da Literatura e da Cultura em Mato Grosso e No Distante Oeste a Primeira Crítica Teatral no Brasil serão lançados em solenidade no Sesc Arsenal, às 19h30, organizado pelo Instituto Memória da Assembléia Legislativa.

As obras têm apoio da Assembléia, nas pessoas do presidente da Casa, deputado Silval Barbosa (PMDB) e do presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social, Humberto Bosaipo (PFL).

O livro Panorama da Literatura e da Cultura em Mato Grosso, editado em dois volumes, é uma antologia que reúne ensaios sobre a cultura e a literatura mato-grossenses publicados nas primeiras cinco décadas do século passado (1910-1950). Segundo o próprio autor, a coletânia é um amplo painel do que de melhor produziu a inteligência do Estado nessa época.

A segunda obra a ser lançada amanhã fala da primeira crítica teatral feita no Brasil, que foi escrita justamente em Cuiabá, em 1790, pelo ouvidor geral D. Diogo de Toledo Ordonhes. O livro traz vários questionamentos sobre a Cuiabá daquela época, numa tentativa de entender porquê exatamente da capital mato-grossense, tão distante dos grandes centros do país, surgiu a primeira crítica de teatro e ainda um dos primeiros autores de peças no Brasil.

Esta é a segunda vez que o Instituto Memória participa de lançamento de livro de Carvalho. Segundo a secretária do Instituto, Ísis Catarina Martins Brandão, esse tipo de obra é fundamental para o acervo literário de Mato Grosso. “A Assembléia, como Casa do Povo, tem que participar de ações como essa”, diz. Ela ressalta que o lançamento do livro será uma noite cultural, com apresentação de teatro, declamação de poesia, dança e música.

Para Sebastião Carlos Gomes de Carvalho o apoio da Assembléia foi de fundamental importância para fazer do lançamento de seus livros um grande acontecimento. Hoje servidor aposentado do Legislativo estadual, o autor já foi consultor jurídico e Procurador Geral da Casa. Ele é ainda advogado, historiador, professor universitário, poeta, contista e jurista. Pertence a várias entidades culturais no país e é também autor de diversos livros na área do direito, da história, da literatura e da poesia.




Fonte: Da Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/350620/visualizar/