Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 24 de Março de 2005 às 14:06
Por: Adilson Rosa

    Imprimir


O projeto "De Dentro Pra Fora" retoma as atividades em 2005. Cerca de 40 adolescentes internos do Centro Sócio-Educativo (Ex-Pomeri) receberam a primeira bolsa auxílio da segunda fase. O projeto tem o objetivo de desenvolver atividades de ressocialização com os menores infratores, utilizando para isso teatro e a dança como instrumentos.

A primeira fase do projeto concluiu-se em outubro de 2004 com a apresentação de uma peça teatral produzida e encenada por um grupo de 25 internos do Centro, no teatro do Sesc Arsenal. Nesta etapa de 2005, outro grupo de adolescentes participa da montagem de uma segunda peça.

O valor da bolsa é de R$ 100 e o dinheiro é entregue às famílias dos adolescentes. O pagamento da bolsa auxílio funciona como um estímulo aos internos pela dedicação e participação no projeto.

Além desta primeira parcela, o cronograma prevê ainda o pagamento de mais cinco bolsas. Esta segunda fase do "De Dentro Pra Fora" terá duração de seis meses e ao final os meninos farão a apresentação de uma peça.

O projeto é coordenado pelas Secretarias de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), de Cultura, de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e conta com a parceria do Teatro Fúria, responsável pelas aulas de teatro ministradas aos adolescentes. As aulas são sempre às terças e quintas-feiras, com duração de duas horas. E nas sextas-feiras os garotos têm aulas de hip-hop.

Na opinião do assessor especial da Setec, Carlos Caetano, isso demonstra que o objetivo do projeto foi alcançado. "Eles estão mais calmos e menos agressivos. O teatro está auxiliando na ressocialização e aqueles que não participaram da primeira peça estão empenhados e gostando de participar da segunda", destacou.

A superintendente do Pomeri, Cíntia Nara Barbosa, explica que o projeto vai propiciar aos reeducandos a oportunidade de expressar, de forma teatral, as dificuldades encontradas no seu cotidiano, bem como trabalhar o contato com os demais internos e funcionários do Centro.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351129/visualizar/