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Cidades/Geral
Quinta - 24 de Março de 2005 às 07:50

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O senador Antero Paes de Barros (PSDB-MT) cobrou do governo federal o asfaltamento da BR 163, a rodovia Cuiabá-Santarém, e protestou contra o abandono das obras pelo governo Lula. "É uma estrada fundamental para o Mato Grosso, para o agronegócio e para o Brasil. Mas infelizmente ela não tem merecido a mínima atenção do governo Lula e nunca esteve tão abandonada, quase intransitável" - disse o senador, em discurso no plenário do Senado Federal.

Ele destacou a importância econômica da rodovia, que vai permitir a exportação da soja e da produção agrícola de Mato Grosso e do Pará através do Porto de Santarém, economizando 2.400 quilômetros em relação ao trajeto entre as regiões produtoras e os portos de Santos e Paranaguá.

Lembrou que o Porto de Santarém fica a cerca de cinco milhas marítimas mais próximo dos portos da Europa e dos Estados Unidos do que Santos e Paranaguá, o que significa uma redução de custos da ordem de 20 a 30 dólares por tonelada de soja exportada. "É a obra mais importante para o Mato Grosso e para o Brasil, por favorecer as exportações, tornar o produto brasileiro mais competitivo no exterior e aumentar o ingresso de divisas. É inaceitável que ela não figure entre as prioridades do governo Lula" - afirmou.

O senador tucano recebeu apoio dos senadores Marco Maciel (PFL-PE) e Flexa Ribeiro (PSDB-PA). O ex-vice-Presidente Maciel observou que as obras da BR 163 não estão se desenvolvimento com a mesma velocidade que no governo Fernando Henrique. "Embora eu represente a região Nordeste - afirmou - não posso negar a importância e a transcendência da viabilização dessa obra, se o governo pretende efetivamente ampliar as exportações e promover o desenvolvimento e melhorar as condições de vida do nosso povo".

Ribeiro ressaltou a importância da rodovia para os Estados do Pará e do Mato Grosso e lamentou que o governo federal tenha excluído a BR 163 da lista de prioridades, alegando restrições de caráter ambiental.





Fonte: RMT Online

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