Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 17:27
Por: EDNA PEDRO

    Imprimir


No Dia Mundial das Águas a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) apresentou em Cuiabá, durante o VI Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grosso, os trabalhos desenvolvidos no âmbito da pesquisa ensino e extensão em prol da conservação dos recursos hídricos.

O programa ABC - Água, Biodiversidade e Cultura desenvolvido pela Instituição foi um dos focos das discussões dirigidas pela pró-reitora de Extensão e Cultura da Unemat, Solange Ikeda durante apresentação no seminário.

A pró-reitora apresentou a experiência vivenciada pela Universidade junto ao programa que desenvolve entre outras ações o Festival Ecológico e Cultural das Águas de Mato Grosso. Uma atividade de fomento a políticas públicas de conservação dos recursos hídricos do estado que teve início em 2003 com a realização do Festival “Águas do Pantanal”, em Cáceres. O evento teve continuidade em agosto do ano passado com a realização do “Águas do Araguaia”, em Luciara (1200 km de Cuiabá) que reuniu organismos governamentais, não-governamentais e população para refletir sobre as questões da água, cultura e vida no Araguaia.

Para este ano, a Universidade programa a 3ª edição do festival voltado para “Águas do Amazônia” que será realizado entre os dias 09 e 11 de junho no município de Alta Floresta, localizado no extremo norte do estado. Segundo Ikeda, o Festival promove um diálogo interinstitucional sobre a questão da água e sua relação com a vida, buscando junto às comunidades a identificação dos problemas e apontamentos de soluções. “Esse foi o nosso propósito ao pensarmos no programa maior, o ABC e no Festival das Águas como uma ação de extensão que não se limita a uma atividade pontual que culmina num festival, mas num processo que dá continuidade a um diálogo em cada uma das bacias, com a sociedade, com os povos daquela região, índios, assentados e ribeirinhos.”, elenca.

Entre as entidades parceiras da Unemat na promoção do evento está o Ministério do Meio Ambiente por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, o Gestar- Portal da Amazônia, a Prefeitura de Alta Floresta, Instituto Centro de Vida (ICV), O Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Grupo de Trabalho da Amazônia (GTA), Associação Alta Florestense de Teatro, Fórum de Lutas e Entidades de Cáceres (FLEC), Fundação Ecológica Cristalino, Sociedade Formigas, Instituto Ouro Verde e Instituto Floresta, além de outros organismos do âmbito governamental e não governamental.

SEMINÁRIO - O VI Seminário de Recursos Hídricos de Mato Grosso, “Água: seus usos e sustentabilidade” foi realizado pelo Governo do Estado por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fema). O evento reuniu pesquisadores e estudiosos em atividades de apresentação de trabalhos técnicos e científicos, sobre questões relacionadas à água, além de promover palestras e mesas redondas sobre a gestão de recursos hídricos, abrindo espaços para socialização de experiências desenvolvidas por instituições no estado.





Fonte: Assessoria/Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351425/visualizar/