Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 23 de Março de 2005 às 16:30
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


O governador Blairo Maggi recebeu a visita de três artesãos do município de Poxoréo (251 quilômetros ao Sul de Cuiabá), na manhã desta quarta-feira (23). Djalma Santos, Paulo Vicña e Marco Antônio Pereira, são marcheteiros, os únicos do Brasil, que desenvolvem a arte milenar da marchetaria em móveis. “Nós fomos convidados para uma reunião pelo próprio governador depois que ele viu nossos trabalhos numa exposição na sede do Senai”, afirmou Djalma.

Blairo Maggi solicitou um projeto dos artistas para decorar alguns móveis de seu gabinete. “A intenção é divulgar o esse trabalho, pessoas de todos os lugares do Brasil passam por aqui”, afirmou o governador. Os artesãos começaram a trabalhar com a técnica em 1993, depois de participarem de um curso com o professor italiano Luigi Galimbert, na década de 1990. Por intermédio dos padres salesianos de Poxoréo, o artesão italiano veio da Europa para ensinar o ofício a alguns jovens da cidade.

“Alguns meninos não quiseram praticar, mas nós resolvemos desenvolver aproveitar o que aprendemos”, contou Djalma. A arte da marchetaria começou a ser praticada em pedras pelos chineses, há mais de dois mil anos. Mas foram os franceses os primeiros a desenvolvê-la em madeira. O centro mundial da arte hoje é a Itália.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351443/visualizar/