Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 23 de Março de 2005 às 15:31
Por: Roland Pease

    Imprimir


Os elefantes parecem ter a habiliade de imitar os sons do ambiente em sua volta, a exemplo do que fazem os papagaios, de acordo com cientistas.

Em um estudo publicado na revista científica Nature, pesquisadores relatam como um dos animais estudados chegou a imitar o barulho feito por caminhões.

Os pesquisadores acreditam que a capacidade de reproduzir os sons pode ter sido desenvolvida devido à necessidade de manter a coesão social das manadas.

Os sons ajudariam a manter um elo de ligação entre os vários indivíduos da manada na medida em que eles se separam e voltam a se reunir.

Orfanato

Uma das participantes no estudo foi a cientista Joyce Poole, especialista no estudo de paquidermes, que realiza trabalhos no Quênia.

Ela foi chamada para ir até um orfanato de elefantes para examinar Mlaika, uma fêmea que estava fazendo barulhos que, segundo seus tratadores, pareciam fora do normal.

Poole, que acreditava conhecer todos os tipos de som feitos pelos animais, ficou intrigada com os ruídos produzidos por Mlaika.

“Eu não sabia se estava ouvindo o barulho de um caminhão à distância, ou se era a elefanta ao meu lado, de tão parecido que era”, diz Poole.

Os caminhões passavam a alguns quilômetros de distância do orfanato, mas o som podia ser ouvido.

Análise

Poole gravou o barulho feito por Mlaika e apresentou a outras pessoas.

“Elas diziam que parecia com o ruído de caminhões, mas eu ainda achava que ninguém iria acreditar”, conta ela.

O especialista em comunicação animal Peter Tyack acreditou, e uma análise científica feita no Instituto Oceanográfico de Woods Hole, nos Estados Unidos, reforçou a conclusão da cientista.

Em outro caso, um elefante africano que viveu por 18 anos com elefantes asiáticos no zoológico da Basiléia, na Suíça, aprendeu a imitar os sons feitos pelos animais da outra espécie.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351470/visualizar/