Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 23 de Março de 2005 às 14:00

    Imprimir


A Prefeitura de Cuiabá ampliou o atendimento da Educação Infantil na rede municipal de ensino em mais de 50%. Até o ano passado, a rede atendia pouco mais de 4 mil crianças. Neste ano foram feitas mais de 10 mil matrículas de estudantes de quatro a seis anos. “Formamos mais 65 novas turmas este ano", afirmou o secretário municipal de Educação, João Pedro Valente. Ele apresentou a estrutura e os programas da rede municipal de ensino aos vereadores da capital, nesta terça-feira (22), na Câmara Municipal de Cuiabá.

Atendendo a uma solicitação do vereador Domingos Sávio (PT), Valente relatou as prioridades da prefeitura para o setor que, além da Educação Infantil, tem como foco o Ensino Fundamental. "Só utilizaremos os recursos da educação para aquilo que a lei permitir", ressaltou. O secretário lembrou que as verbas destinadas ao setor vinham sendo utilizadas em outros projetos que não priorizava o Ensino Fundamental, se referindo às atividades desenvolvidas pela Fundação Educacional de Cuiabá (Funec).

"Estamos trabalhando para que a Fundação ande com suas próprias pernas", explicou, citando um convênio firmado com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, que vai financiar projetos da Escola Agrotécnica da comunidade do Aguaçú, zona rural de Cuiabá, e o Cursinho Pré-vestibular Comunitário, ambos ligados à Funec. Valente também lembrou dos principais desafios da nova administração para melhorar a qualidade de ensino da rede municipal.

De acordo com o professor, o trabalho tem quatro eixos principais: Gestão Democrática, Currículo, Capacitação dos profissionais e a Avaliação e Princípios de convivência. Sobre o processo de Gestão Democrática, por exemplo, o secretário adiantou que, assim como nas escolas, ainda este ano as comunidades escolares das creches municipais vão escolher seus dirigentes.

LOTAÇÃO DE SERVIDORES

Conforme o secretário, há 64 servidores (professores e técnicos) da rede municipal de ensino que não foram lotados em nenhuma escola ou instituição da rede. "São funcionários que estão prestando serviços em outros órgãos sem o conhecimento da Smedel", afirmou Valente. Apesar da publicação de um decreto do prefeito Wilson Santos e uma portaria da secretaria, determinando que todos os servidores "cedidos" sejam lotados e uma das unidades escolares, eles não compareceram à sede da SMEDEL para regularizarem sua situação.

O secretário informou ainda aos vereadores que esses funcionários estão com os pontos cortados desde o último dia 6 de março e devem se apresentar imediatamente à Smedel. A educação municipal possui 5.686 servidores, 2.589 são professores.





Fonte: Redação/PMC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/351501/visualizar/