Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Março de 2005 às 10:29
Por: Coracy Lima

    Imprimir


A prefeitura de Rondonópolis e o Governo do Estado unem forças no projeto de promover a qualificação da mão-de-obra de 120 pessoas interessadas em ingressar no mercado de trabalho rural. A parceria firmada entre a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania do Estado (Setec), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente do Município (Sedema) e a unidade local do Sistema Nacional de Emprego (Sine) oferecerá o curso de operador de máquinas e implementos agrícolas, desenvolvido em cinco módulos com aulas teóricas e práticas, no período de 6 a 20 de abril.

O projeto conta também com a parceria de várias empresas fabricantes de máquinas agrícolas que disponibilizarão o maquinário utilizado nas aulas práticas e os instrutores, garantindo com isso que os alunos tenham acesso às máquinas mais modernas, existentes no País.

Os chefes dos Departamentos de Agropecuária e Indústria, Comércio e Turismo do Município, Adão Hipólito Garay da Silva e Maria Aparecida Pinto; e a coordenadora do Sine, Ilka Mezomo de Souza, reuniram os candidatos inscritos para esclarecer como será desenvolvido o curso que conta com aulas específicas sobre o preparo do solo, plantio, operação de máquinas, tratores, colhedoras de soja e algodão.

Adão Hipólito explicou que os parceiros oferecerão quatro refeições diárias e transporte gratuito aos alunos inscritos, além da garantia de cerca de 75% de empregabilidade. Os 30 operadores que melhor se destacarem no curso serão contemplados com um treinamento especial e uma carta de apresentação com o aval do governador Blairo Maggi. As aulas práticas do curso, anunciou Adão Hipólito, acontecerão no campo da Unir, próximo ao Parque de Exposições Wilmar Peres de Farias, na rodovia MT-270, saída para Guiratinga.

Maria Aparecida Pinto esclareceu ainda que os alunos serão divididos em grupos para melhor aprendizagem em cada módulo do curso oferecido a pessoas desempregadas acima de 18 anos de idade. A coordenadora do Sine, Ilka Mezomo de Souza, aconselhou cada candidato a tirar bom proveito da oportunidade oferecida. “O interesse é de vocês. Espero que aproveitem bem. O que eu mais quero é que Rondonópolis desenvolva o melhor curso em todo o Estado”, disse.

MULHERES NA TURMA

As educadoras Cléia Maria Silva (31) e Chirley Maria Oliveira Almeida (38) se destacam entre os 120 inscritos para o curso de operador de máquinas e implementos agrícolas. A professora desempregada Cléia Silva acredita que o curso abrirá portas para novos horizontes na vida profissional. “Cansei de ser mãe e professora. Vou partir para novos horizontes. Optei por este curso porque gosto de lidar com a terra, plantar e colher”, afirmou.

Chirley Almeida que tem habilitação em magistério e ficou viúva no ano passado, comentou que não trabalhou em nenhuma outra função antes. Mas, agora tem a missão de sustentar dois filhos. Ela afirma ter optado pelo curso porque sempre viveu na zona rural. “Gosto mais de lidar com a terra do que permanecer na sala de aula”, afirmou.





Fonte: Ascom

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352314/visualizar/