Satélite culpa DNIT por descaso com 163
Apontando a BR-163 como um dos principais exemplos negativos, o deputado Pedro Satélite (PPS) criticou a exclusão das rodovias federais – no Estado – da lista de estradas a serem recuperadas tachando o coordenador de tentar “justificar o injustificável”. Segundo Cinésio, o “erro” teria partido de um comitê da Comissão de Orçamento da Câmara dos Deputados, em Brasília.
“O DNIT tem culpa sim! Ele não acompanhou o processo e permitiu que a mensagem chegasse atrasada ao Congresso. Por isso, as obras estão paralisadas, os contratos estão bloqueados e só serão reativados quando um novo acordo for analisado por aquela instância do Poder Legislativo federal. E isso demora, no mínimo, 60 dias para que a destinação de recursos seja possível”, responsabilizou Satélite.
O parlamentar explicou que, em 2003, o Tribunal de contas da União (TCU) realizou uma auditoria e – por conta dessa ação – questionou o valor do índice que representa o custo da empresa responsável, os encargos sociais, a mobilização e o lucro sobre a obra.
“O senhor Cinésio afirmou que, através do DNIT, o Ministério dos Transportes formou uma comissão e apresentou justificativa sobre o problema. Com isso, o Tribunal de Contas teria enviado uma mensagem ao Congresso concordando com as explicações do departamento para a não-repactuação das obras”, disse Pedro Satélite.
Segundo ele, esse quadro dava a impressão de que o problema estaria solucionado e os recursos surgiriam para a recuperação das rodovias federais em Mato Grosso.
“Mas, lamentavelmente, isso não é verdade! O coordenador tentou justificar o injustificável!”. O deputado explicou que, embora a auditoria tivesse sido realizada em 2003 – buscando problemas desde 1997 –, a mensagem do TCU só chegou ao Congresso Nacional no dia 15 de dezembro de 2004. E a Comissão de Orçamento, que avalia as mensagens, já havia encerrado os trabalhos em novembro do mesmo ano.
“Mato Grosso não merece isso e tem que ser tratado com o respeito que merece. Afinal de contas, é o maior produtor de grãos, de carne e de algodão do país, e o povo não agüenta mais tamanho descaso do Governo Federal. Graças ao governador Blairo Maggi, ao secretário de Infra-estrutura, Luiz Antonio Pagot, e aos dinâmicos prefeitos e produtores rurais da região da BR-163 ainda é possível transitar pela rodovia. Mas isso não basta! Precisamos de uma solução definitiva!”, completou Satélite.
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