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Governo firma parceria com Ministério da Justiça
A Secretária-adjunta de Cidadania, Adriana da Silva Rodrigues e, a superintendente do Procon-MT, Vanessa Rosin, representarão o Governo do Estado de Mato Grosso nesta quinta-feira (17.03), na solenidade de assinatura do convênio de adesão ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O evento está previsto para acontecer às 10h, na Sala de Retratos do Gabinete do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, em Brasília.
O Sindec, é um software que tem por objetivo unir em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o País. O programa já está sendo usado, pelos Procons dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pará, além do município de Belo Horizonte.
O sistema vai contribuir para a harmonização das rotinas de atendimento usados pelos Procons e para a criação de um banco de dados consolidado nacionalmente. “Com o Sindec, será possível levantar informações em tempo real e com a utilização de gráficos. Os levantamentos poderão ser feitos com base em perfis e demandas do consumidor, dos tipos de atendimento mais utilizados, das empresas reclamadas, das áreas da economia mais procuradas e das condutas praticadas”, explicou Vanessa Rosin.
Para o consumidor, o principal benefício será a informatização e otimização de todos as etapas do atendimento, que deverão resultar num tempo menor para resolução dos conflitos. Além disso, com uma base de dados integrada, será possível aos órgãos de defesa do consumidor divulgar cadastros de reclamações fundamentadas, indicando quais as empresas com maior número de denúncias, permitindo que a população se previna dos maus fornecedores.
O Sindec, é um software que tem por objetivo unir em rede as bases de dados usadas pelos Procons de todo o País. O programa já está sendo usado, pelos Procons dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Pará, além do município de Belo Horizonte.
O sistema vai contribuir para a harmonização das rotinas de atendimento usados pelos Procons e para a criação de um banco de dados consolidado nacionalmente. “Com o Sindec, será possível levantar informações em tempo real e com a utilização de gráficos. Os levantamentos poderão ser feitos com base em perfis e demandas do consumidor, dos tipos de atendimento mais utilizados, das empresas reclamadas, das áreas da economia mais procuradas e das condutas praticadas”, explicou Vanessa Rosin.
Para o consumidor, o principal benefício será a informatização e otimização de todos as etapas do atendimento, que deverão resultar num tempo menor para resolução dos conflitos. Além disso, com uma base de dados integrada, será possível aos órgãos de defesa do consumidor divulgar cadastros de reclamações fundamentadas, indicando quais as empresas com maior número de denúncias, permitindo que a população se previna dos maus fornecedores.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352428/visualizar/
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