Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Março de 2005 às 16:49

    Imprimir


A Diretoria de Planejamento e Projetos Especiais (DE) da Cemat está recebendo contribuições para a Audiência Pública Documental, que tem o objetivo de colher subsídios e informações adicionais para o aprimoramento de seus Programas de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Eficiência Energética) e Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico Brasileiro (P&D), ciclo 2004/2005.

Neste ciclo, os projetos de eficiência energética a serem realizados pela Cemat vão contemplar várias entidades, como por exemplo, o Hospital do Câncer e creches de Cuiabá e Várzea Grande. Escolas Estaduais de Cuiabá e Várzea Grande e a UFMT também serão contempladas por ações que visam a modernização da iluminação e revisão das instalações elétricas, o que resulta em maior economia de energia.

Os interessados podem conferir os resumos dos projetos no site da Cemat (www.redecemat.com.br) e enviar suas contribuições até o dia 21 de março. O resultado da audiência será divulgado no dia 24/03/2005.

O procedimento da audiência pública também está à disposição dos interessados na sede da Empresa, na Rua Manoel dos Santos Coimbra, 184, Bairro Bandeirantes (Morro da Luz) em Cuiabá. Mais informações pelo telefone (65) 316-5554.

Programas - o Programa Anual de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor Elétrico foi criado com o objetivo de buscar inovações para fazer frente os desafios tecnológicos e de mercado das empresas de energia elétrica. Diferentemente da pesquisa puramente acadêmica, a pesquisa empresarial deve ter cronogramas e metas bem definidas.

O contrato de concessão firmado pelas empresas concessionárias do serviço público de distribuição de energia elétrica com a ANEEL estabelece obrigações e encargos perante o poder concedente. Uma dessas obrigações consiste em aplicar anualmente valores pré-definidos de sua receita operacional líquida em ações que tenham por objetivo o combate ao desperdício de energia elétrica.

Para o cumprimento desta obrigação as concessionárias devem apresentar à ANEEL, em data estabelecida em seu contrato de concessão, um conjunto de projetos que compreenderão ao seu Programa Anual de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica, o qual deve conter metas físicas e financeiras observadas as diretrizes estabelecidas para a sua elaboração.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352434/visualizar/