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Educação/Vestibular
Quarta - 16 de Março de 2005 às 14:10

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O Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso (CEFET-MT) irá promover um seminário estadual, ainda sem data definida, para ampliar as discussões sobre a inclusão social de portadores de necessidades especiais no ensino profissionalizante, com a participação das diversas comunidades escolares do Estado, bem como entidades ligadas ao assunto.

Pelo menos, esse é um dos frutos surgidos com a participação da Diretoria do CEFET-MT, representada pelo professor Rupert Carlos Pereira, também gestor regional do Programa de Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Especiais (TEC NEP) do Ministério da Educação, no Encontro de Avaliação das Capacitações Regionais Realizadas em 2004, em Brasília, que ocorreu na semana passada, reunindo CEFETs das cinco regiões do país.

"Precisamos levar essa discussão para fora da comunidade do CEFET-MT, em nível estadual, para que sejam construídas políticas de ingresso de pessoas com necessidades especiais no ensino profissionalizante juntamente com órgãos e entidades afins, de forma a encontrar definições através da integração", comenta o professor Rupert Pereira.

Depois de já ter realizado mudanças arquitetônicas, eliminando as barreiras que existam na escola, bem como campanhas de conscientização da comunidade interna e definido o material de apoio para aulas de língua portuguesa e língua estrangeira orientado à inclusão, o Núcleo de Apoio a Portadores de Necessidades Especiais (NAPNES) existente no CEFET-MT tem como principal preocupação as formas de ingresso nos cursos oferecidos pela instituição.

Para avançar nesse sentido, o CEFET-MT pretende adotar outras medidas sugeridas ao longo do encontro em Brasília: a abertura de um curso lato senso em Educação Especial para docentes, que também será oferecido à comunidade externa, e a definição de políticas de capacitação de recursos humanos.

"No final do ano, quando deve acontecer um novo concurso público, vamos solicitar ao MEC que nos oriente para a abertura de vagas para professores de Educação Especial. E, até lá, precisamos conhecer a demanda existente para o ingresso de portadores de necessidades especiais na escola, quando será imprescindível um maior contato com as redes municipal e estadual de ensino", informa o professor.

Em se tratando de um instituição profissionalizante, o CEFET-MT ainda pretende criar um banco de dados de profissionais portadores de necessidades especiais para estar indicando às empresas que detêm cotas específicas para esses funcionários, fomentando sua entrada no mercado de trabalho. "O portador de necessidade especial precisa ter suas potencialidades valorizadas. Eles são cidadãos que têm como contribuir socialmente e, fundamentalmente, alcançar sucesso profissional e pessoal", finaliza Pereira. (Assessoria/CEFET-MT)




Fonte: Da Reportagem

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