Deputado quer grupo de trabalho para política das mulheres
Entre os principais movimentos e organizações convidados para compor o GT podem ser citados o SINTEP, CUT, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT), NUEPOM (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Organização da Mulher – do Departamento de Serviço Social da UFMT), entre outros.Esse foi o principal encaminhamento feito ao final da audiência pública em comemoração ao Dia da Mulher realizada hoje (08/03/05) na Assembléia Legislativa.
A proposta foi feita pelo deputado Ságuas Moraes (PT), requerente da audiência, que também presidiu o evento. “O Plano é o instrumento principal que contempla questões fundamentais relativas às demandas das mulheres para a superação das desigualdades de gênero existentes no Brasil. Este é um avanço resultante da sensibilidade do Governo Lula com as questões sociais”, afirma o parlamentar.
Outra proposta feita pelo deputado Ságuas, que foi bastante aplaudida pela plenária, e que foi prontamente acatada pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado Silval Barbosa, foi a solicitação de reprodução do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, que tem a finalidade de ampliar o acesso da população ao seu conteúdo. A audiência pública contou com a participação de representantes de diversos segmentos sociais.
Entre eles, Sindicatos de Trabalhadoras Rurais de diversos municípios, filiadas à FETAGRI/MT, CUT, Fórum de Articulação de Mulheres de Mato Grosso (FAMMT) Sintep, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, a Vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, representantes de diversas áreas da Justiça, como da Delegacia Especializada em Defesa dos Direitos da Mulher, por exemplo.
As diversas secretarias do governo do estado também estiveram representadas no evento, além de autoridades militares e civis
Comentários