Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 11:10
Por: Jemima Soares

    Imprimir


De 17 a 19 de março estará reunido em Cuiabá o Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). A entidade foi criada em 23 de maio de 1989 para ser representante oficial das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) na interlocução com o Governo Federal, com as associações de professores, de técnicos administrativos e de estudantes e com a sociedade em geral. O reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, faz parte do Conselho como suplente na vice presidência do Centro-Oeste.

É a primeira vez que a reunião é realizada em Cuiabá e tem como objetivo elaborar um documento com o parecer da Andifes sobre a reforma da educação superior, que vai ser enviado ao Ministério da Educação (MEC). Em fevereiro o Conselho Pleno se reuniu em Belo Horizonte, quando emitiu nota sobre o anteprojeto da reforma universitária. No documento considera fundamental a continuidade do debate e defende a autonomia e o financiamento do sistema federal pela União.

A reunião em Cuiabá vai ser realizada no auditório do Hotel Eldorado, durante os dias 17, 18 e 19. A cerimônia de abertura acontecerá no dia 17, às 19h, no Teatro da UFMT e será aberta à comunidade. O Sistema Público Federal de Ensino Superior é composto de 55 Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), localizadas em todos os Estados da Federação e no Distrito Federal, sendo 44 Universidades, cinco Cefets e seis faculdades isoladas.

Nas Ifes estudam cerca de 610 mil alunos de graduação e pós-graduação e também alunos de ensino fundamental e médio nos colégios de aplicação, escolas técnicas e agrícolas. As Ifes oferecem cursos de graduação e de pós-graduação em todas as áreas do conhecimento.





Fonte: UFMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352804/visualizar/