Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 15 de Março de 2005 às 03:48

    Imprimir


O Coordenador do Projeto Consciência Fiscal da Secretaria de Estado da Fazenda de Mato Grosso, Odenor de Aquino, estará na próxima quinta – feira (17), proferindo palestra sobre Consciência Fiscal, no município de Nortelândia.

O evento organizado pela Secretária Municipal de Planejamento, Administração e Finanças, será direcionado aos vereadores, Secretários e funcionários municipais, no período matutino. No período vespertino a professores e universitários. Já no noturno, pra alunos das escolas estaduais e comunidade em geral.

De acordo com o Secretário Municipal de Administração, Planejamento e Finanças, Ruberley Gomes de Resende, o objetivo é esclarecer as pessoas envolvidas na administração municipal, bem como a comunidade de uma forma geral. “Queremos que as pessoas saibam o que é consciência fiscal, e a palestra com um especialista no assunto será de fundamental importância, principalmente quando o assunto estará disponível a todas as camadas da sociedade” destacou Resende.

Segundo a coordenação do programa na Secretaria de Estado de Fazenda, a participação do Consciência Fiscal no evento tem o objetivo de informar a sociedade em geral da importância do exercício da cidadania em contrair bons hábitos ao adquirir produtos ou serviços, observando sempre a qualidade, preço justo e que atenda aquilo que se propõe.

Para que todos consigam defender seus interesses, alertou o coordenador do Programa Consciência Fiscal, Odenor Aquino, é importante que cada um contribua com um comportamento cuidadoso e vigilante, pois exigindo os direitos e cumprindo com os deveres, todos estarão exercendo a verdadeira cidadania. “Se o produto está em condições de uso, sem defeitos, devemos verificar o tempo de garantia e validade e, principalmente, exigir a nota ou cupom fiscal, além de observar se as características descritas no documento fiscal são as mesmas do produto ou serviço adquirido”, orientou.

Outro ponto importante, segundo Aquino, é orientar a sociedade que, no valor do produto ou serviço adquirido estão embutidos os tributos que o empresário (contribuinte) tem por obrigação recolher aos cofres públicos. “É da arrecadação desses tributos que os Governos Federal, Estadual e Municipal tem como atender a sociedade em geral, financiando serviços públicos como educação, saúde, segurança, infra-estrutura, enfim, oferecer serviços de qualidade para que todos tenham uma vida digna”, concluiu o coordenador.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352853/visualizar/