Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 14 de Março de 2005 às 17:43

    Imprimir


Colíder, MT - Garantir ao agricultor informações necessárias e disponibilizar os serviços de assistência técnica e extensão rural para o desenvolvimento das atividades nos Municípios. Estes são alguns dos objetivos dos primeiros quatro acordos de cooperação técnica assinados neste fim de semana entre o Governo do Estado e as Prefeituras de Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Guarantã do Norte.

Pela parceria, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder) e as empresas vinculadas como o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) e a Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), vão intensificar o incentivo à agricultura familiar, priorizando o desenvolvimento da pequena produção nos Municípios. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), também estará atuando em alguns Municípios no projeto de integração idealizado pelo secretário de Desenvolvimento Rural, Otaviano Pivetta.

Os acordos prevêem cooperação, assistência e capacitação dos agricultores na produção de alimentos básicos na própria terra, em quantidade suficiente e de modo permanente, produzindo o que as famílias necessitam para sua manutenção, com baixo custo e alta qualidade. “Estamos dispostos a ouvir e trabalhar, buscando eficiência e o desenvolvimento das pessoas”, garantiu Pivetta.

O secretário lembrou que existe uma demanda muito grande para atender os produtores rurais, contudo, o Governo Maggi priorizou a agricultura familiar desde o início do seu mandato, em 2003, compromisso este que está sendo cumprido. “Existe uma determinação inabalável deste Governo para trabalhar e atender o produtor com eficiência, transparência e rapidez”, frisou o secretário.

Pivetta ressaltou a importância das parcerias com os Municípios na execução de projetos que garantam melhor qualidade de vida aos cidadão. Lembrou, no entanto, que serviços básicos nas áreas de Saúde, Educação, Infra-Estrutura e Segurança são atribuições do Estado. “É no Município que pode render as ações. É lá que o cidadão vive e vê a necessidade existente”, disse Pivetta durante assinaturas dos acordos defendendo transparência na prestação dos serviços públicos. “Temos que acabar com as ‘ilhazinhas’ no serviço público”.

Parceiros do Estado, os prefeitos que assinaram os primeiros acordos elogiaram a iniciativa do Governo, por meio da Seder. “Tudo que estava escuro pelo menos um bico de luz se acendeu. As coisas a partir de agora vão começar a acontecer”, disse o prefeito de Colíder, Celso Paulo Banazeski.

Segundo ele, iniciativas como a realização do 1º Seminário Regional da Cadeia do Leite, ocorrido na sexta-feira (11.03), em Colíder, reforçam o apoio do Governo ao programa da agricultura familiar que visa dar assistência ao pequeno produtor. “O potencial adormecido dessa região começa acordar”, ponderou Banazeski.

Para o prefeito de Nova Guarita, Antônio José Zanatta, a iniciativa da Seder “traz esperança” aos pequenos produtores, que sem recursos suficientes estavam desestimulados da atividade rural, principal fonte de renda na região. “Essa parceria dá novo ânimo ao produtor que agora sabe a quem recorrer”, disse o prefeito.

O presidente da Empaer, Aréssio Paquer, colocou os técnicos da empresa à disposição dos produtores a fim de orientá-los no que for necessário. “O setor público está disposto a ajudar em todas as iniciativas”, afirmou Paquer.

Ano passado, a Empaer disponibilizou 265 técnicos e cada um atendeu 155 famílias, prestando os serviços de assistência técnica e extensão rural para 41.092 pequenos produtores em 136 municípios do Estado.




Fonte: Assessoria/Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352915/visualizar/