Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 14 de Março de 2005 às 17:23
Por: ROSI MEDEIROS

    Imprimir


Alertar os jovens sobre os malefícios do uso das drogas, com essa finalidade o grupo de teatro Dekanthalayas tem percorrido os municípios do Estado, apresentando a peça teatral “Drogas Tô Fora!” para comunidade e também nas escolas das redes públicas e privadas. O projeto tem o apoio da Polícia Militar e da Casa Militar. “Os resultados tem sido muito significativos, uma vez que o assunto é debatido pelos alunos e professores, após a apresentação”, explicou o diretor da peça, Carlos Odorico Dorileo Rosa.

O projeto teve início em julho do ano passado. Até agora, o grupo já percorreu 40 municípios do Estado. “A nossa previsão é levarmos o projeto a todas as cidades do Interior do Estado até novembro deste ano. E no ano que vem, fazer as apresentações em Cuiabá e Várzea Grande”, informou o diretor.

A peça, encenada por sete atores, conta a história de um adolescente, vítima da violência doméstica, que acaba se envolvendo com o uso de drogas. “Como ele é agredido em casa pelos pais, vai buscar compreensão e carinho na rua, é quando encontra um jovem que é usuário, que o influencia”, conta Dorileo.

De acordo com o diretor, a trama busca mostrar alguns dos motivos que levam os jovens a se tornarem usuários de drogas, como a violência doméstica, a desestrutura familiar. “Buscamos mostrar valores que as famílias estão perdendo, como a identidade religiosa, que é importantíssima para o lar”, disse. No decorrer da peça, os atores alertam os jovens sobre as conseqüências maléficas do vício. “Eles retratam a realidade, o estágio avançado do vício, que é a degradação”, informou.

Em cada município visitado, os atores percorrem todas as escolas públicas e privadas, durante a semana. No sábado a apresentação é nas praças públicas. “Neste último fim de semana reunimos cerca de seis mil pessoas na praça central da cidade de Paranatinga”, informou Dorileo. O grupo Dekanthalayas trabalha com apresentações de teatro há 16 anos. “O nome vem do grego e significa ‘alegria de Deus’”, informou Dorileo.

Segundo diretor, o projeto tem incentivado, principalmente a comunidade escolar, a dar continuidade na discussão de combate ao uso de drogas. “Nós sempre convidamos juízes e promotores para participarem do projeto. Depois da apresentação, eles fazem palestras, tiram as dúvidas dos jovens”, disse. O reconhecimento pelo trabalho desenvolvido já rendeu aos participantes do projeto 12 moções de aplausos das Câmaras Municipais das cidades visitadas.




Fonte: Redação/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/352919/visualizar/