Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 12 de Março de 2005 às 09:44

    Imprimir


Educadores Ambientais de 30 municípios da Bacia Pantaneira estão reunidos desde ontem em Campo Grande para avaliar a construção de propostas do Programa de Formação de Educadoras(es) Ambientais do Pantanal. O encontro, que está acontecendo até hoje na sede do IBAMA.

Estarão presentes na reunião Coordenadores do Programa do Ministério do Meio Ambiente (MMA); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema); Instituto de Meio Ambiente Pantanal (Imap); Secretaria de Estado de Educação; Ibama; representantes de prefeituras, universidades e lideranças de referência na área de educação ambiental.

Desde de 2004, educadores de Mato Grosso e MS participam de atividades que visam o fortalecimento da Educação Ambiental nas regiões pantaneiras através da construção do Programa de Formação de Educadoras(es) Ambientais do Pantanal. Os representantes da Diretoria de Educação Ambiental (DEA) do MMA, estão em Mato Grosso do Sul deste o dia 1º deste mês, e já percorreram vários municípios para acompanhar a última etapa de construção do Programa, o mesmo acontece em MT.

Experiência que o MMA quer levar para outros estados brasileiros. Um dos objetivos deste Programa é atender as demandas específicas e respeitar a diversidade das várias regiões pantaneiras e da Bacia do Alto Paraguai (BAP), por isso está sendo construído com o auxílio dos educadores que conhecem as peculiaridades do Pantanal.

Além disso, tem a intenção de fortalecer as ações que já ocorrem em toda a Bacia do Alto Paraguai em MT e MS, como criar condições das instituições formadoras construírem um processo de contínua formação, facilitar acesso às linhas de financiamento para ações em Educação Ambiental, fortalecer as construções de políticas e programas públicos nesta área e multiplicar o número de cidadãos e cidadãs em defesa do Pantanal e pela melhoria da qualidade de vida das populações da região.



O Programa é uma iniciativa do Programa Pantanal, Diretoria de Educação Ambiental do MMA, governos de MS e MT, sociedade civil e especialistas de referência na Educação Ambiental brasileira, principalmente na região da BAP.

Grande evento político ambiental está sendo programado Em abril, o Programa Pantanal, que é o principal financiador do Programa de Formação de Educadoras(es) Ambientais Pantanal, com apoio da Diretoria de Educação Ambiental do MMA, pretende realizar um grande evento político e ambiental. Ainda sem confirmação, mas pré-agendada, está a vinda da ministra Marina Silva a Mato Grosso ou Mato Grosso do Sul para fazer o lançamento oficial do Programa de Formação e de várias outras iniciativas que fazem parte do novo Programa Pantanal.

Para outras regiões do Mato Grosso do Sul, como a Bacia do rio Paraná (extremo Leste/Sul) o Ministério do Meio Ambiente já prepara um "pacotão" de ações que devem interessar aos municípios e organizações de meio ambiente. Dentre as ações que devem ser apresentadas com a vinda de Marina Silva ao Pantanal, está o Selo MES (Municípios Educadores Sustentáveis), uma espécie de "selo verde" que dá às gestões municipais uma série de facilidades para obter financiamentos, créditos e parcerias para fortalecer ações socioambientais.





Fonte: 24Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/353341/visualizar/