Municípios buscam o desenvolvimento cultural
O trabalho de integração que a secretaria vem desenvolvendo, principalmente por meio da oferta de cursos e oficinas sempre com a participação de artistas e produtores de vários municípios, assim como os eventos que atingem vários municípios, como os festivais de música, estão sendo muito bem recebidos e explorados por boa parte dos municípios mato-grossenses.
O secretário Adjunto de Cultura de Sinop, Fernando Assunção e o deputado estadual Dilceu Dal’Bosco conversaram com João Carlos a respeito de como entender a cultura como fator de desenvolvimento econômico e também de como trabalhá-la como possibilidade de inserção social. O secretário recebeu um relatório das ações de Sinop, em nível municipal, no setor da cultura, referente a 2004.
O coordenador de Cultura de Rondonópolis, Jovam Vilela da Silva, que também é historiador e escritor, disse que as parcerias, embora ainda timidamente, já vem sendo desenvolvidas em sua cidade. A visita de Jovam teve mais um caráter de cortesia. Ele já havia encaminhado questões técnicas junto aos departamentos competentes da Secretaria.
Uma comitiva de Barra do Bugres, município situado no Médio Norte mato-grossense, fez várias indagações sobre as formas de apoio que a Secretaria pode oferecer ao município. João Carlos solicitou que as solicitações sejam oficializadas e também teceu explicações a respeito das alterações no incentivo oficial ao setor cultural. Ficou pré-agendada uma reunião entre a Secretaria e os municípios daquela região para os próximos meses. Estiveram no gabinete do secretário Pedro Celestino (coordenador de Cultura), Alcenir Souza (presidente do Conselho Municipal de Cultura) Carivaldo Fernandes Barbosa e José Braga (Centro de Tradições Mato-grossenses), Moacyr Julio Dias (vereador) e Armando Paulo de Oliveira (jornalista).
A vereadora e atriz Elisa Gomes Machado, de Alta Floresta, também esteve no gabinete de João Carlos Ferreira, para tratar de projetos culturais direcionados ao seu município.
Comentários