Dilceu conquista avanços para produtores rurais
A audiência, articulada pelo deputado, com o Secretário de Agricultura de Sinop, Alexandre Picin (PFL), o Presidente da APA - Associação dos Produtores de Arroz - Ângelo Carlos Maronezzi e o Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Otaviano Pivetta, definiu algumas ações para a categoria.
A preocupação com os pequenos produtores, e as possíveis parcerias entre a SEDER e o município, deram início às negociações. Outra questão pertinente ao encontro foi à solicitação do secretário municipal para a reabertura do Centro de Pesquisa de Sinop que se encontra desativado deixando apenas o município de Cáceres tendo outro laboratório com a mesma finalidade e capacidade para estudos.
A capital do nortão Sinop, que cresce aproximadamente 10% ao ano, mais do que a média nacional necessita de programas de incentivo aos pequenos produtores rurais para o favorecimento e desenvolvimento do município além de atender a demanda e aumentar a qualidade de vida dos sinopenses.
Baseado nessa realidade, o deputado Dal´Bosco e o secretário Alexandre Picin, através do governo do estado, conquistaram para Sinop o Programa Nossa Terra Nossa Gente, que pretende assentar aproximadamente 200 famílias no município.
“Nessa audiência importantes ações foram definidas para o município de Sinop. Mas, nossa intenção é atender as reivindicações de toda nossa base no norte e, por isso estamos constantemente fazendo as visitas inclusive com secretários do estado e levando as necessidades ao conhecimento do governo de Mato Grosso”, declarou Dilceu.
Segundo o secretário Pivetta, o projeto oferece além da terra própria para o plantio, a instalação de um núcleo urbano que conta com posto de saúde, escola, um centro social, quadra esportiva, capela, entre outros benefícios, e a estrutura para a produção será feita através do programa associativo.
Na reunião foi acertada ainda, a convite do líder do PFL, Dilceu Dal´Bosco, a visita do Secretário Otaviano Pivetta ao município de Sinop, no próximo dia (28). A pauta da visita será a averiguação das condições do Centro de Pesquisa, além de identificar e estudar a área para execução do Programa e o assentamento das famílias.
Além disso, o parlamentar pretende reunir os produtores rurais, lideranças políticas e representantes dos outros municípios para que conheçam as possíveis parcerias entre o governo e as prefeituras através das explanações do Secretário de Desenvolvimento Rural do Estado.
Mais informações:065-613-2536/37 ou 9901-6454. V
Comentários