Seduc abre inscrições para Exames Supletivos
Essa é uma boa oportunidade para quem sonha com a conclusão e o diploma dos Ensinos Fundamental e Médio em um curto período. “Fazer a prova do exame supletivo abre as portas para jovens que ainda não conseguiram concluir a Educação Básica, aquelas pessoas que pararam de estudar por diversos motivos”, destaca a superintendente de Ensino e Currículo, Zileide Lucinda dos Santos.
As provas serão realizadas nos municípios de Alta Floresta, Barra dos Garças, Cáceres, Cuiabá, Juara, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop, Tangará da Serra, Várzea Grande e Vila Rica. As vagas serão de acordo com a capacidade das escolas, tendo que ter somente 30 alunos em cada sala.
Para se inscrever, no Ensino Fundamental, o aluno tem que ter idade mínima de 15 anos e para o Ensino Médio, a partir dos 18 anos, independente de escolaridade. A inscrição pode ser feita pessoalmente ou através de um procurador legalmente constituído, cuja procuração deve constar o Reconhecimento de Firma pelo Cartório.
No ato da inscrição, o estudante deve apresentar os seguintes documentos: Cédula de Identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública, pelas Forças Amadas pela Polícia Militar, pelo Ministério das Relações Exteriores, por Ordem ou Conselhos de Classe, bem como a Carteira Nacional de Habilitação (com fotografia, na forma da lei nº 9.503/97) e CPF.
O município que efetuar a inscrição de alunos Reeducando ou Portadores de Necessidades Especiais deverá enviar ao Centro Estadual de Exames Supletivos, ofício constando os nomes dos mesmos com o nível, as disciplinas inscritas, e o tipo de deficiência de cada aluno.
O Conteúdo Programático dos Exames Supletivos de Educação Básica está publicado nos Diários Oficiais de 26/07/2000 e 15/08/2001, com exceção das disciplinas, Educação Artística para o Ensino Fundamental, Artes para o Ensino Médio que estão no anexo I deste Edital.
Disciplinas
Os exames compreenderão a base nacional comum do currículo da Educação Básica. Para o Ensino Fundamental; Língua Portuguesa, Geografia, História, Matemática, Ciências, Língua Estrangeira (Inglês Opcional) e Educação Artística.
Para o ensino Médio; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira (Inglês), Artes, Geografia, História, Matemática, Biologia, Física e Química.
O aluno que já estava no processo antes do Exame realizado em Dezembro/2002 e que não eliminou Literatura terá que se inscrever nesta disciplina, desde que já tenha eliminado Língua Portuguesa.
Pólos
Todos os municípios pólos de inscrição, obrigatoriamente, deverão remeter ao CEES/Seduc até o dia 31/03/2005 os disquetes com as inscrições dos alunos para serem processadas. O não cumprimento do prazo acarretará o não processamento dos mesmos, causando o impedimento dos alunos realizarem os Exames.
O resultado oficial das provas será divulgado pelos órgãos onde foram efetivadas as inscrições e onde se realizaram os exames, no prazo de 60 dias.
Comentários