Guarda Municipal de Várzea Grande realiza palestras em escolas
O evento faz parte da programação da campanha educativa “Volta às aulas com vida” do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT).
Nas palestras, o supervisor fará uma explanação sobre os acidentes mais comuns de trânsito, suas causas e conseqüências.
Como os estudantes do período noturno são geralmente maiores de 16 anos, os assuntos abordados envolvem o uso de capacetes por pilotos e caronas de motocicletas, manobras arriscadas, uso de álcool ou drogas, além de outras irregularidades cometidas no trânsito e que são mais comuns nos finais de semana.
Os alunos também recebem orientações sobre sinalizações de trânsito, que têm a finalidade de orientar, advertir e disciplinar o condutor; placas de sinalização, de advertência e de regulamentação.
“As placas de regulamentação informam as proibições, obrigações e restrições no trânsito”, explica o supervisor. Outros temas abordados durante a palestra são a respeito de sinais horizontais e marcas viárias, sinais luminosos e até a função e os tipos de apitos.
Quando as palestras são proferidas para crianças, informa Lourinei Santos, os temas envolvem a condução de bicicletas, o uso da faixa de pedestre, sinalização semafórica e um outro problema, segundo o supervisor, bastante comum no trânsito que é o transporte de crianças abaixo de sete anos em motocicletas.
“Nós ensinamos às crianças que elas são proibidas de embarcar em motos”, frisa Lourinei, lamentando que muitos pais ainda insistam em carregar seus filhos pequenos em moto e sem capacete. Além das palestras, os guardas municipais têm participado das blitz educativas nas proximidades de estabelecimentos de ensino.
Comentários