Encontro discute políticas de financiamento do Sistema Único de Saúde
O encontro, que apresentou o tema "Construindo a Política Estadual de Saúde e discutindo as formas de financiamento para o SUS", tem o objetivo de familiarizar os novos secretários de saúde dos municípios sobre a estrutura da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) e a forma como ela pratica a política de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O XI Encontro de Gestores Municipais de Saúde vai até o dia 11 de março.
O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, abriu o encontro.
"A discussão é oportuna uma vez que 50% dos atuais gestores de saúde assumem pela primeira vez o cargo juntamente com as novas administrações municipais".
Marcos Machado, destacou a unidade do SUS e a maneira como os gestores podem participar dele com um entendimento pleno de seu modo de operação. "O sistema é único embora dividido em três competências", explicou.
"Fizemos a convocação para os gestores municipais participarem do evento por que a Saúde de Mato Grosso é efetivamente executada pela Secretaria de Estado de Saúde e pelas Secretarias Municipais. Para se alcançar a eficiência das ações dos serviços prestados e, sobretudo, do financiamento de cada ação, de cada ato praticado, é necessário uniformizar o nosso entendimento sobre o Sus e unificar os propósitos".
O secretário lembrou que a Secretaria de Estado de Saúde (Ses) tem como objetivo alcançar a meta determinada pelo governador Blairo Maggi, de descentralização das ações nos municípios considerados pólos, ou seja, "levar saúde para o Interior a partir de uma reunião de municípios envolta de um município sede que é efetivamente o prestador do serviço fim e que possui hospital de referência regional.
Ao mesmo tempo existe a necessidade de cada município executar a política de atenção básica. Se buscarmos executar essa filosofia de trabalho, tenho certeza de que seremos exemplo de Saúde para o Brasil".
Comentários