Governo vai discutir planejamento estratégico da Unemat
A decisão foi anunciada pelo governador Blairo Maggi, durante a reunião da Câmara de Educação Profissional e Superior do Conselho Estadual de Educação, em Cáceres.
“O governador deixou muito claro que quer uma Unemat forte, mas que não há como a instituição atender a todo o Estado; ela precisa focar as suas metas e seus investimentos em algumas áreas de interesse”, ressaltou a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira.
Ela frisou que o interesse do Governo é ajudar a instituição a encontrar essas necessidades de pesquisa, focar seus programas e que isso será feito em conjunto com a Unemat. “Queremos que a universidade cresça, mas que ela foque os seus investimentos”, ressaltou a secretária.
Flávia Nogueira lembra que a meta de propor um planejamento estratégico para a Unemat é antiga. Ela cita que a primeira iniciativa da Secitec nesse sentido foi a proposta de fortalecer a avaliação interna da Unemat: em 2004 uma parceria começou a ser firmada entre Unesco, Secitec e Unemat com o objetivo de melhorar o Programa de Avaliação Institucional da Unemat.
Porém, com o falecimento do coordenador regional da Unesco, Guaracy José de Almeida, no ano passado, as negociações foram interrompidas. Depois disso, houve a instituição do Sinaes e o programa de avaliação da Unemat foi extinto, sendo instituída a Comissão Própria de Avaliação. “Precisamos trabalhar com o planejamento estratégico da Unemat”, frisou a secretária.
Comentários