Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 07 de Março de 2005 às 09:07

    Imprimir


O soldado búlgaro que perdeu a vida no Iraque na sexta-feira passada pode ter sido vítima de "fogo amigo", declarou hoje em Sófia o ministro búlgaro de Defesa, Nikolay Svinarov. "Os resultados da investigação e a informação da qual dispomos oferecem motivos suficientes para considerar que a morte do sargento búlgaro foi causada por 'fogo amigo'", especificou o ministro búlgaro.

O militar perdeu a vida em 4 de março às 16h45 (GMT) quando uma patrulha búlgara foi atacada com armas leves cerca de 45 quilômetros de Diwaniya, onde os 460 soldados do país ocupam a base na qual anteriormente se encontrava instalado o contingente espanhol. O soldado foi ferido gravemente na coração e pouco depois morreu por causa dos ferimentos, causados talvez por disparos realizados por soldados americanos, possibilidade não confirmada oficialmente, tornando-se assim o oitavo militar búlgaro morto no Iraque.

O ministro da Defesa do país balcânico insistiu diante dos sócios da coalizão que empreendessem "medidas urgentes a fim de melhorar a coordenação em todos os níveis". Por sua parte, o chefe do Estado Maior Geral do exército búlgaro, Nikola Kolev, solicitou ao Conselho dos Chefes dos estados maiores do exército americano que averigúe o caso a fim de esclarecer as circunstâncias e não permitir que se repitam semelhantes acidentes no futuro.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354531/visualizar/