Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 05 de Março de 2005 às 11:04

    Imprimir


A GasOcidente, proprietária do Gasoduto Bolívia-Mato Grosso, inaugura no dia 7 de março o Museu de Arqueologia, Espeleologia, Etnologia e Paleontologia de Cáceres junto à Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). A instituição foi construída no campus da universidade, no município.

Em suas instalações, o museu vai abrigar as peças encontradas durante a construção do Gasoduto e que se encontram, até o momento, sob a guarda do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan).

O museu está localizado no antigo aeroporto de Cáceres, sede atual do novo campus da Unemat. A construção do empreendimento tem como finalidade adquirir, fomentar, pesquisar e difundir o patrimônio nas áreas específicas de abrangência do museu.

Para isso, a Fundação Unemat vai desenvolver projetos educacionais sobre o patrimônio público, histórico, cultural e ambiental de Mato Grosso no setor de conhecimento do museu. Outro objetivo também é dispor o município de uma unidade para qualificar docentes em nível de pós-graduação em Arqueologia, Espeleologia, Etnologia e Paleontologia.

Projeto Integrado Cuiabá

O Projeto Integrado Cuiabá consiste na operação da Usina Termelétrica Governador Mário Covas e do Gasoduto Bolívia – Mato Grosso. Ele foi desenvolvido para trazer o gás natural até Mato Grosso, criar uma forte infra-estrutura energética no Estado e ajudar a promover o desenvolvimento econômico da região.

Desde o dia 1° de maio de 2002, a Usina Termelétrica opera com capacidade instalada de 480 MW. As empresas empreendedoras do Projeto são: Pantanal Energia, GasOcidente Mato Grosso e GasOriente Boliviano.

O Gasoduto Bolívia - Mato Grosso percorre 642 km (359 km na Bolívia e 283 km no Brasil) desde a Bolívia, partindo de Rio San Miguel (Bolívia), até sua chegada em Cuiabá (Brasil). A capacidade atual do gasoduto é de 2,8 milhões de m3/dia.

O gás natural é transportado até à Usina Termelétrica Gov. Mário Covas, localizada no Distrito Industrial de Cuiabá, onde é transformado em energia. A capacidade instalada da Usina é de 480 MW em ciclo combinado (gás natural e vapor), capaz de suprir o sistema com energia limpa e confiável.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/354863/visualizar/