Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 04 de Março de 2005 às 13:15
Por: Ana Moreira

    Imprimir


Um grupo de siriri deverá representar a cultura mato-grossense no Festival Internacional que acontecerá em San Ignácio de Velasco, na Bolívia, em maio deste ano. A notícia foi anunciada nesta quinta-feira (03.03) pelo secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, antes da apresentação do Coro e Orquestra de San Ignácio de Velasco na Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. “É urgente o intercâmbio cultural de Mato Grosso com os países da América do Sul. E podemos começar esta iniciativa com o nosso vizinho-irmão que é a Bolívia”, disse João Carlos.

Com a regência de Zuleika Vasquez e coordenação de Nilda Céspedes, o Coro e a Orquestra de San Ignácio de Velasco foram aplaudidos de pé pelo público cuiabano que lotou a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. Eles apresentaram músicas sacras em latim e guarani e numa segunda etapa canções folclóricas de carnaval e enganchadas.

“Fiquei encantado, foi uma das mais belas apresentações que já vi, um primor”, comentou o diretor do grupo Ânima e coordenador de Cultura do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet), Gilberto Nasser. “Eles são afinadíssimos, maravilhosos”, acrescentou o músico nativista Guapo.

Para o coordenador de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o maestro Fabrício Carvalho, uma demonstração de como uma cidade pode se transformar através de um trabalho sério com música. “O espetáculo que estes jovens nos proporcionaram é uma mostra de civismo”, comentou o professor Aecim Tocantis.

Os 41 integrantes da comitiva artística boliviana estavam com agenda nesta sexta-feira para visitarem a UFMT e conhecerem os principais atrativos culturais da Grande Cuiabá, como Sesc Arsenal e a comunidade São Gonçalo-Beira Rio.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355150/visualizar/