Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 04 de Março de 2005 às 09:10

    Imprimir


Brasília - Os ministérios da Educação e da Defesa apresentam, de 3 a 18 de maio, a exposição Amazônia Brasileira. A mostra, que será realizada no Palácio do Planalto, exibirá painéis, fotos, ilustrações e outros documentos sobre as atividades do Projeto Rondon no norte do país. A entrada é gratuita.

Na exposição, o público poderá conhecer as etapas de preparação da operação nacional do projeto – que está em fase de conclusão da primeira fase –, a participação dos rondonistas e o contato das diversas equipes enviadas à região Norte com as comunidades locais. Ao todo, o projeto trabalhou com 13 municípios amazônicos.

Segundo o organizador da exposição, José Ronald Pinto, da Comissão Executiva do Projeto Rondon, o título Amazônia Brasileira busca destacar a importância da presença do Estado em regiões distantes para a integração nacional.

A mostra se destina a estudantes de todos os níveis de ensino, com ênfase no ensino médio e superior. Quando for transferida para outros locais, explicou o coordenador, a exposição deverá ser reformulada, mantendo o conteúdo do roteiro original. "Conhecer a realidade brasileira é fundamental para a construção de um senso crítico capaz de mudar e melhorar as condições de vida do povo", afirmou José Ronald Pinto.

No dia 5 de maio comemora-se o aniversário de nascimento do Marechal Rondon, que desbravou as regiões mais desabitadas do Brasil e dá nome ao projeto. Para comemorar a data, o memorial com o busto de Rondon ocupará o centro da exposição Amazônia Brasileira. Relíquias, como a espada do marechal e fotos da sua exploração dos sertões brasileiros, poderão ser vistas pelo público.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355227/visualizar/