Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 03 de Março de 2005 às 17:20

    Imprimir


Cairo - Líderes árabes pediram nesta quinta-feira que a Síria cumpra plenamente o acordo de 1989 em que se comprometeu a retirar seus soldados do Líbano.

A Síria disse que respeitará o acordo, mas um diplomata árabe que coordena a resolução da crise indicou que os sírios desejam um novo compromisso que inclua a retomada das negociações de paz com Israel como parte de qualquer compromisso para retirar seu soldados do Líbano.

O diplomata, que falou sob condição de anonimato, disse que a Síria deseja manter "por agora" uns 3 mil soldados no território libanês e postos de vigilância avançada no leste do país. Arábia Saudita e Egito consideram essas condições inaceitáveis, segundo o diplomata.

Os comentários foram feitos durante um encontro de chanceleres da Liga Árabe, em que foi pedido à Síria que cumpra o acordo de Taif, firmado em 1989, que determina a retirada dos soldados da zona fronteiriça libanesa, ao que seguirá a retirada total depois de negociados os últimos detalhes.

A Síria nunca cumpriu o prometido, ainda que diante da crescente pressão internacional tenha dito na semana passada que está disposta fazê-lo.





Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/355406/visualizar/