Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 01 de Março de 2005 às 18:50
Por: Danielle Gurgel

    Imprimir


Brasília - Acompanhar as pesquisas acadêmicas sobre segurança alimentar para incorporá-las às políticas de combate à fome do governo federal. Esse é o objetivo do seminário que começa nesta terça-feira (1) em Brasília. Durante três dias, serão debatidos 31 dos 102 projetos de pesquisa selecionados em 2004 pelo ministério de Ciência e Tecnologia, CNPq e pelo ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. "Haverá uma interação entre os pesquisadores, veremos o que está sendo feito", afirmou o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, José Baccarin.

Dos 700 projetos inscritos em 2004, 102 receberam recursos de R$ 9 milhões, o que representa, em média, R$ 90 mil por projeto.O secretário para a Inclusão Social do MDS, Rodrigo Rollemberg, diz que "o grande objetivo de todos esses trabalhos na área de segurança alimentar é melhorar a qualidade de vida da população mais pobre". Os projetos selecionados já estão em andamento em várias regiões do Brasil.

O membro do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Malaquias Batista, coordena um projeto sobre o semi-árido na universidade de Pernambuco, um dos 31 que serão debatidos no encontro. "O semi-árido é uma das áreas mais críticas do ponto de vista alimentar e nutricional, mas temos de mudar a nossa forma de pensar, ou seja, aprender a conviver com a seca e não mais lutar contra ela". Batista considera que a pesquisa deve inspirar propostas novas, como a criação de animais e plantas adaptados à seca. "O ideal são medidas estruturantes, uma política de convivência com o semi-árido".





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356054/visualizar/