Conselho de Controle Interno do Executivo toma posse
São chamadas de controle interno todas as atividades de execução orçamentária, financeira, patrimonial, administrativa, de gestão de despesas e receitas públicas. As normas geralmente são expedidas pelas secretarias instrumentais e sistêmicas: Administração (Sad), Fazenda (Sefaz), Planejamento (Seplan) e AGE.
O Conselho foi criado, por meio da Lei Complementar nº 198, de 17 de dezembro de 2004, como um dos instrumentos para a reestruturação do sistema avaliação do controle interno no âmbito do Poder Executivo Estadual. De acordo com a legislação, todas as normas internas terão que passar pela avaliação do órgão colegiado, para depois de aprovada ser encaminhada para apreciação do governador.
De acordo com o chefe de gabinete da Age, Antônio César Silva, a avaliação pelo Conselho permitirá uma uniformidade de linguagem, elaboração melhor para fácil entendimento. “Foi detectado no PPA (Plano Plurianual) a existência de muitas normas”, informou. Ele explicou que com o funcionamento do Conselho, normas, com a mesma finalidade, poderão ser consolidadas num mesmo documento.
Um dos resultados esperados com a aplicação da lei é o acompanhamento e observância das metas limites e exigências contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal; fortalecimento do sistema de controle interno na esfera do Governo; possibilitar que os responsáveis pelo controle interno atuem de forma preventiva, monitorando as ações dos agentes públicos, para evitar a ocorrência de erros, fraudes e de desperdício de recursos públicos.
O Concipe será presidido pelo secretário Auditor Geral, Sírio Pinheiro da Silva; secretário adjunto da Age/MT, Arlindo Ângelo de Moraes; coordenador de Auditoria da Age/MT, auditora Arleide Lucialdo Peixoto Lima; representante do sistema financeiro e contábil da Sefaz, Avaneth Almeida das Neves; representante do sistema de planejamento e orçamentário da Seplan, Carlos Roberto Leon Leite; representante do sistema de gestão de pessoas da Sad, Edalva Maria Dias Machado; representante do sistema de patrimônio e aquisições da Sad, Edson Monfort Albuquerque; representante da divisão de auditoria da administração direta da Age, Albany do Rocio Fritz Salamancha e representante da divisão de análise de balanços e tomada de contas da Age, auditor Davi Ferreira Botelho.
Comentários