Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 01 de Março de 2005 às 10:44

    Imprimir


O aniversário de 440 anos de fundação do Rio de Janeiro será comemorado com bolo, missa e festa. os festejos começaram logo cedo. A SuperVia inaugurou a exposição de fotos sobre os 150 anos de ferrovia no País, às 7h. A mostra ficará em cartaz na Central do Brasil até dia 31, das 7h às 19h. Ainda na manhã de hoje, às 10h, tem a missa de ação de graças na Igreja de São Sebastião dos Frades Cauchinhos, na Rua Haddock Lobo 226, na Tijuca.

Os preparativos para a missa na Igreja dos Capuchinhos começaram ainda ontem. Frei Reinaldo Avila de Moura, pároco da igreja, cuidou de vistoriar o templo. Os capuchinhos são os guardiões das relíquias da cidade fundada em 1º de março de 1565 por Estácio de Sá, capitão-mor que veio ocupar a região para impedir que franceses tomassem as terras.

Na igreja, estão os restos mortais de Estácio de Sá ¿ morto por uma seta envenenada em 1567 ¿, o marco de fundação e a imagem do padroeiro do Rio trazida de Portugal pelo fundador.

Mais tarde, às 11h, a prefeitura do Rio promove um desfile que sairá da Cinelândia e seguirá até o Largo da Carioca ao som do Cordão do Bola Preta. O desfile terminará com o tradicional Parabéns para você, com direito a bolo de 4,40 metros de comprimento e de altura, tapete vermelho e chuva de pétalas de rosa, no Largo da Carioca. No local, às 11h30, serão anunciados os nomes dos três alunos vencedores do concurso de redação, organizado pela Escola Municipal Jenny Gomes, do Rio Comprido.

O cardeal-arcebispo Dom Eusébio Scheid abençoará a cidade do alto do Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, às 17h. A artista plástica francesa Agnès Winter iluminará a estátua de azul na noite de hoje para amanhã, como forma de pedido de paz no mundo.

Nos dias 5 e 6 de março, às 19h, a festa continua na Praia de Ipanema, em frente ao Posto 10, na altura da Rua Paul Redfern. No dia 5, sobem ao palco Ricardo Silveira, Pedro Luís e a Parede, Fernanda Abreu e Toni Garrido. Já no dia 6, Márcio Montarroyos levará para o show a banda Black Rio, Cláudio Zoli e Sandra de Sá.

No dia 12 de março, a festa será na Zona Oeste, na Praça do Canhão, em Realengo, com apresentação de Jorge Aragão e o conjunto Swing e Simpatia, às 19h.

Dia 18, sexta-feira, na Praça 15, acontecerá a abertura oficial do Projeto Rio Música, ainda integrando a agenda de eventos realizados em comemoração ao aniversário da cidade.

As comemorações terminam com o megashow do cantor norte-americano Lenny Kravitz, na Praia de Copacabana, em frente ao Copacabana Palace, às 20h. O astro internacional também se apresentará em outras cidades brasileiras em sua turnê Celebrate, mas somente no Rio será em local público.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/356213/visualizar/