Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 21 de Novembro de 2012 às 08:51

    Imprimir


Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) bloqueiam, desde às 5 horas, um trecho da MT-358, que liga Tangará da Serra a Nova Olímpia (239 km ao norte de Cuiabá).

O representante do grupo, Valdir Alves da Silva, explicou, que é cobrada agilidade do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) nos trâmites para o assentamento de pelo menos 500 famílias acampadas na região (acampamento Ernesto Che Guevara), além de dois mil em todo o Estado. Apenas ambulâncias e carros em circunstâncias extremas podem passar.

Segundo o representante do MST, alguns "passos" já foram definidos em reuniões com o próprio Incra e também com representantes da prefeitura de Tangará ao longo do ano. Disse que a última reunião, inclusive, aconteceu em 17 de outubro.

Nesse meio tempo, teriam ficado definidas as avaliações de 2 fazendas para os assentados. Em uma, seria feita uma nova cotação de preço e outra, a cartografia, já que faria divisa com uma reserva indígena. "Mas até agora, nada ficou definido. O prazo era até 5 deste mês, mas ainda não fomos comunicados de nada", afirmou.

Valdir também reclamou da pouca assistência que o Incra vem dando às famílias, além do governo federal. Disse que em uma das reuniões havia sido definido o envio mensal de cestas básicas, no entanto, mencionou que elas foram encaminhadas poucas vezes e em poucas quantidades. "Também há a falta de lonas", acrescentou.

O representante disse que o bloqueio da rodovia segue por tempo indeterminado, até o que haja um posicionamento do Incra em relação ao trâmites para as famílias serem assentadas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/35632/visualizar/