Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 24 de Fevereiro de 2005 às 19:40
Por: Wilson Tosta

    Imprimir


Jaguaré - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou no início da tarde que impediu a divulgação de casos de corrupção, que teriam ocorrido no governo Fernando Henrique Cardoso, em processos de privatização.

Segundo o presidente, que não citou nome nem detalhes, no início do seu governo foi procurado por "um alto companheiro numa função muito grande", que teria ido prestar contas de como encontrara a instituição em que estava trabalhando. "E ele me dizia simplesmente o seguinte: `presidente, a nossa instituição está quebrada. Estamos falidos. O processo de corrupção que aconteceu antes de nós é muito grande. Algumas privatizações levaram a instituição a uma quebradeira.´

Continuando seu relato, Lula disse que deu o seguinte conselho ao seu interlocutor: "Olha, se tudo isso que você está me dizendo é verdade, você só tem o direito de dizer para mim. Daí para fora você fecha a boca e diga que a nossa instituição está preparada para o desenvolvimento do País.´

Segundo o presidente, o companheiro não entendeu e que ele havia lhe pedido. Na avaliação de Lula, com apenas três meses após a sua posse, o governo não poderia sair falando que instituições que o País precisa para alavancar seu desenvolvimento estavam quebradas. "Isso poderia ser bom se eu tivesse tomado a decisão de achincalhar o governo que substitui", afirmou.

Lula disse que preferiu que o governo assumisse a posição de que se alguma coisa não estava funcionando não era mais responsabilidade de quem deixara a administração, mas de quem a assumira. "Quando a gente casa com uma viúva, a gente não recusa a família", disse. Lula discursou após visitar obras Estação de Tratamento de Óleo de Fazenda Alegre, o maior campo de produção da Petrobrás no norte capixaba.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/357493/visualizar/