Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Fevereiro de 2005 às 15:14
Por: Patricia Neves

    Imprimir


O secretário de Planejamento e Coordenação Geral de Mato Grosso, Yênes Magalhães, será o segundo palestrante da tarde desta quarta-feira (23/02), durante Encontro de Integração Estado / Municípios, que acontece no Centro de Eventos do Pantanal, a partir das 14 horas. Ele vai apresentar aos prefeitos alguns dos produtos oferecidos à população pela Secretaria de Estado de Planejamento.

Vários secretários de Estado também vão participar como palestrantes do Encontro de Integração. O evento, que é uma parceria entre Governo do Estado e Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e que tem como objetivo estratégico aproximar as duas instâncias será dividido em painéis e cada um dos palestrantes deverá apresentar, as ações que vem sendo desenvolvidas por suas secretarias nos dois anos desta Administração.

O secretário Yênes Magalhães e sua equipe de trabalho elencaram algumas das ações que consideram de interesse do público participante. Entre elas estão as implantações de dois sistemas de gerenciamento inéditas em Mato Grosso: o SIGplan e o SIGcon. O primeiro de Informações Gerenciais e de Planejamento e o segundo de Gerenciamento de Convênios.

Ainda, o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Mato Grosso ( ZEE) e as ações desenvolvidas pela Superintendência de Desenvolvimento Regional (SDR), da secretaria de Planejamento.

Referindo-se ao avanço que a Administração Pública alcançou com a implantação dos dois sistemas de gerenciamento, o secretário Yênes fez questão de ressaltar que tanto o SIGplan quanto o SIGcon, fazem parte de um modelo moderno de gestão pública. "Estamos nos aproximando cada vez mais do cidadão. Com esses dois sistemas, qualquer pessoa pode monitorar da sua cidade, os Programas de Governo".

Acrescentou que o SIGplan, tem contribuído de forma decisiva na elaboração, monitoramento, avaliação e revisão dos Programas do Plano Plurianual. "Nosso objetivo com isso, é oferecer um serviço de qualidade não só à população, mas também integrar as pessoas responsáveis em executar e monitorar os programas governamentais, fornecendo as informações necessárias em tempo hábil"

Quanto ao SIGcon ( Sistema de Gerenciamento de Convênios), enfatizou que é uma das mais modernas ferramentas de apoio aos municípios e demais entidades interessadas em executar programas e ações em parceria com os governos Estadual e Federal. Possibilita o credenciamento dos usuários bem como a emissão de certidão de habilitação, consulta de documentação necessária, preenchimento e envio do plano de trabalho, acompanhamento de execução da prestação de contas e bloqueio de parcelas.

O SIGcon é administrado pelas secretarias estaduais de Planejamento, Fazenda e Auditoria Geral do Estado (AGE). Via internet (www.seplan.mt.gov.br e www.mt.gov.br ), está integrado ao Siaf (Sistema de Administração Financeira) e ao Sidorffi (Sistema de Dados Orçamentário Físico e Financeiro).

Sobre as ações da superintendência de Desenvolvimento Regional a palestra abordará questões urbanas e regionais, convênios, projetos especiais de Governo, escritório de Projetos, MT Regional, MT 2025 e Aglomerado Urbano.

Para finalizar a apresentação, o Zoneamento Sócio-Econômico-Ecológico de Mato Grosso (ZEE), fruto de um trabalho dedicado de mais de 10 anos do corpo técnico da secretaria de Planejamento. "Um instrumento político e técnico de ordenamento e regulação do uso do território mato-grossense, que tem como objetivo principal, fornecer ao setor público e privado, informações necessárias para o planejamento racional de sua ocupação", disse o secretário.

"O ZEE não é um fim em si, nem mera divisão física e tampouco apenas zonas homogêneas, estáticas e cristalizadas em mapas", afirmou Yênes. "Trata-se fundamentalmente, de um instrumento técnico e político, dinâmico que deverá ser periodicamente revisto e atualizado, e que seja capaz de agilizar a passagem para um novo padrão de desenvolvimento sustentado", finalizou.





Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/358350/visualizar/